Home / Cultura

CULTURA

Talvez a sua personalidade seja a culpada por você estar engordando

Por que tantas pessoas fazem dietas e poucas emagrecem de fato? De acordo com uma nova pesquisa, o problema pode estar em nossas personalidades. Nossos níveis de neuroticismo, segundo o estudo, afetam a nossa vontade de comer queijo e chocolate.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia Suíço pediram que mais de mil participantes respondessem um questionário em três partes. A primeira era sobre sua personalidade, a segunda sobre seus hábitos alimentares e a terceira sobre escolhas de alimentos.

A primeira parte media o que psicólogos acreditam ser as cinco dimensões da personalidade - neuroticismo, extroversão, amabilidade, escrupulosidade e abertura para novas experiências. A ideia era relacionar os traços predominantes de cada voluntário com seus hábitos alimentares.

Os resultados mostraram relações claras:

- Pessoas menos escrupulosas tendem a perder o controle e exagerar mais frente a alimentos mais aromáticos.

- Os mais neuróticos buscam alimentos mais calóricos (queijo e chocolate) para compensar suas emoções negativas.

- Extrovertidos, como costumam comer fora mais vezes e com outras pessoas, acabam tendo uma dieta mais calórica que a média.

Com isso, pesquisadores acreditam que podem provar um laço mais próximo entre a dieta e a personalidade - e verificar fatores de risco para a obesidade através de testes psicológicos.

tumblr_inline_n1zv1qhV0f1sqojmk

Via Science of Us

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias