Cultura

Vai ter espetáculo? Vai sim, senhor!

diario da manha

Na semana do Dia Mundial do Teatro, o grupo Arte e Fogo cria uma programação de espetáculos para celebrar a data

Thamy Gibson Da editoria DMRevista

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, que será na próxima sexta-feira (27), o grupo Arte e Fogo promove, a partir deste domingo (22), a 5ª Semana de Teatro de Goiás. As peças produzidas para o entretenimento do público serão apresentadas em praças da capital.
Além de celebrar o Dia Mundial do Teatro, a semana de apresentações marca também os 20 anos do grupo Arte e Fogo, que há duas décadas contribui através de seus espetáculos com o enriquecimento da cultura goianiense.
O intuito do projeto é abrir espaço e oportunidades para que pessoas ligadas ao teatro se encontrem e levem ao público um pouco da riqueza que o teatro goiano tem a oferecer. Para os organizadores do evento, “a cultura é a memória de um povo e, subsequentemente, um povo sem memória é um povo sem cultura, e um povo que não cultua seus artistas com suas artes está diretamente reportado ao esquecimento das suas raízes, sua trajetória e seus costumes”.
O projeto foi aprovado pela Lei Goyazes de Incentivo à Cultura do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação.

A história do
teatro
O teatro sempre foi uma das melhores formas de entretenimento, através de suas peças os expectadores sentem alegria, tristeza, medo, euforia, entre outras emoções. Cada história contada não só desperta sentimentos como nos ensina algo.
Essa arte surgiu há muitos anos, vinda da necessidade de comunicação entre os homens que, no tempo das cavernas, imitavam os animais para contar sobre suas caçadas. No decorrer da história, as encenações foram usadas para louvar aos deuses. O primeiro evento com diálogos registrados foi uma apresentação anual de peças sagradas no Egito sobre o mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 antes de Cristo.
Foi na Grécia que a palavra ‘teatro’ ganhou o conceito que conhecemos hoje. Naquela época os atores gregos usavam máscaras para representar os papéis femininos, pois as mulheres não podiam atuar. A primeira obra escrita de que se tem notícia é a Poética de Aristóteles.
Atualmente existem diversas formas de arte teatral, como o teatro de bonecos, de sombras, óperas, teatro de rua, os musicais, entre outros. Tal diversidade nos mostra o quão importante o teatro se tornou através dos anos.

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro