Cultura

Você é um líder que sabe ouvir?

diario da manha
divulgação

Kelly  Bessa Especial para Diário da Manhã

Tão importante quanto falar, ouvir é fundamental para estabelecer um diálogo produtivo. Portanto, ouvir também é uma ferramenta poderosa de comunicação e várias empresas estão perdendo talentos por não utilizá-la corretamente.
Muitas pessoas e profissionais discutem métodos e mais métodos de se comunicar, de se expressar em público ou para seu público-alvo. Seja ele funcionário, cliente, acionista e diretores, mas nada adianta só falar e não absorver de fato o que a outra pessoa tem a dizer. Para alguns a arte de ouvir não é tarefa fácil e muitos empresários, líderes e colegas de trabalho deveriam refletir mais sobre o assunto.
Fica a pergunta, então: por que não sabemos ouvir?
Por vários motivos. Um deles é a nossa arrogância, ainda mais quando se trata de uma crítica e não queremos o relato do que fizemos errado ou sem sucesso. Segundo é um mecanismo de autodefesa e terceiro não temos o real interesse sobre o assunto, entre outros aspectos.
E para melhorar isso, o que é preciso fazer? Dar importância ao o que nosso próximo diz. Desde um simples “bom dia” a uma grande sugestão de melhoria dentro de uma organização. As pessoas adoram por quem se interessa por elas e, no caso profissional, a liderança, sabendo ouvir as boas perguntas, sugestões e ideias, pode obter algo maravilhoso a fim de mudar os rumos da empresa. É importante ressaltar que ouvir é uma arte de encontrar oportunidades.
Comece agora a ouvir!
Ouça o que seu liderado tem a dizer, o seu ponto de vista. Isso pode ser essencial para melhorar o desempenho da empresa na qual vocês trabalham.
Na atualidade, o bom líder não é mais aquele que dá respostas sem ouvir ninguém, e sim aquele que sabe ouvir a sua equipe e só depois chega à tomada de decisões.
E você está pronto para ouvir críticas?
Antes de rebater a crítica, pense um pouco mais nas palavras ditas e extraia delas conhecimento. Quando se ouve, se aprende!
Então, vamos começar agora a praticar esse exercício tão importante para uma gestão competente, eficaz, motivadora e, sobretudo, inspiradora.

(Kelly Bessa – Jornalista – Coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Mineiros e proprietária da K.BESSA Comunicação)

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro