Home / Cultura

CULTURA

A América Latina pela arte

Nesta quinta-feira (23), o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) do Centro Cultural Oscar Niemeyer sediará a mostra “Um só corpo. Arte Contemporânea nos países do Mercosul”. A exposição reúne obras de quatro dos cinco países do Mercosul: Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela.

A exposição tem como perspectiva viajar dentro do território e contexto da cidade. Trazendo, portanto, obras que apresentam o cotidiano de cada país e da América Latina como um todo.

Com uma visão contemporânea, reflexiva e plural sobre os temas mais representativos que impulsionam o fazer artístico nesses países, a mostra, de acordo com a curadora Morella Jurado, “oferece a oportunidade de conhecer parte da cultura dos povos que integram o Mercosul a possibilidade de refletir e dialogar sobre a temática proposta”.

Dezenove artistas apresentam diversos gêneros plásticos ao público, dentre estes: pinturas, escultura, fotografia, vídeo-arte, instalação e desenho. Cinco artistas brasileiros possuem obras expostas: Luiz Martins, Ângela Barbour, Lucas Bambozzi, Raquel Pelicano e o goiano G. Fogaça.

Ana Laura Cantera, Alejandro Curtto, Sebastián Elsinger, Luján Funes, Silvia Gai e Agustina Mihura representarão a Argentina. Pelo Uruguai, estarão presentes obras de Gustavo Alamón, Salomón Reyes, Boris Romero e Mario Sarabí, e pela Venezuela participarão Vicente Aranaga, Argelia Bravo, Manuel Finol Cavalieri e Natalia Rondón.

“Vamos por a semente que, todavia, é o Mercosul e fazer a nossa parte pela integração. Integração de nossas diferenças, de nossas coincidências, de nossa gente, de nossa história, do destino de nossas presentes e futuras gerações”, afirma Jurado.

A mostra já foi apresentada em Caracas, Venezuela, no Museu de Arte Alejandro Otero, em 2014. Depois de Goiânia, esta segue para Buenos Aires, Argentina e encerra em Montevidéu, no Uruguai, percorrendo os quatro países representados nas obras.

O público poderá conferir a mostra no período de 24 de abril a 5 de julho, de terça a sexta-feira, das 10 às 16 horas, e sábado e domingo, das 11 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Exposição “Um só corpo. Arte Contemporânea nos países do Mercosul”

Data: 23 de abril, às 20h

Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás/Centro Cultural Oscar Niemeyer

Av. Deputado Jamel Cecílio, 4490, Setor Fazenda Gameleira

Mais informações: (62) 3201-4918 / 3201-4933

Entrada franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias