Cultura

Saúde e qualidade de vida – Yoga 175

“O alimento material vem do imaterial.” Krishna in Bhagavad Gita – III – 14

diario da manha

 

Elzi Nascimento e Elzita Melo Quinta

Relaxamento

A leitora quer saber qual a melhor forma da gestante iniciar nas técnicas yogues de relaxamento. Tudo precisa ser começado de forma simples e natural. O relaxamento para gestante deve iniciar-se com a respiração com consciência corporal. Essa percepção é de extrema importância. A melhor forma de trabalhar o corpo é aquela que envolve o complexo humano nos aspectos físico, emocional e mental. Colocar-se por inteiro em qualquer prática ou vivência é o primeiro ponto a ser observado. As técnicas a serem aplicadas priorizam: atenção, envolvimento e dedicação.

Expiração/Inspiração

Continue o exercício. Faça contagem da respiração com consciência corporal tendo por base dessa contagem um movimento completo de expiração/inspiração. Observe o estado do seu corpo. Está solto e relaxado? Se houver qualquer mal-estar, identifique. Perceba e, ao soltar o ar, libere toda a tensão. Inspire com calma e foque o local do seu corpo onde haja quaisquer incômodos e visualize para este local calma e bem-estar. Inicie a atividade expirando e inspirando por sete  respirações. Você poderá aumentar para catorze vezes e até vinte e uma vezes, progressivamente, o exercício respiratório, consciente, calmo e liberador. Esta é uma atividade indicada para a concepção, desde a gestação, até o parto e o pós-parto. Trata-se de uma técnica que pode também, como se vê, ser usada, não apenas na gestação, mas na vida diária da mulher, quando ocorrer TPM, síndromes menstruais do climatério e da menopausa. Esse exercício, quando feito regularmente, relaxa todo o sistema psíquico e fisiológico.

Técnica

Num primeiro momento, trabalhe o seu corpo de forma facilitada. Nada de forçamento para se chegar a resultados. O fator mais importante é o seu conforto e a vontade na execução das práticas de relaxação. Na base sentada, tome consciência do corpo físico e do espaço por ele ocupado. Senta todo o corpo, dos pés à cabeça, ao inspirar e da cabeça aos pés, ao expirar. Repita mentalmente, a cada processo da respiração: Eu estou inspirando, sentindo todo o corpo dos pés à cabeça. Eu estou expirando, sentindo todo o corpo da cabeça aos pés.

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OM SHANTI!

Elzi Nascimento, psicóloga clínica, e Elzita Melo Quinta, pedagoga especialista em Educação, são professoras de Yoga, escritoras e pesquisadoras. Vida Saudável atende ao questionamento dos leitores do DMRevista sobre os temas abordados.

Contatos: [email protected]/ [email protected] – (62) 3251-8867 / 7815-8515

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