Cultura

Ton Zêra faz a celebração dos 20 anos de carreira

diario da manha

 

Vinte anos de carreira, o músico e compositor Ton Zêra comemora com a gravação de seu primeiro DVD, A Ideia do Novo Não Para, hoje, às 20 horas, no Centro Cultural UFG, em Goiânia. Fusão rítmica, guitarras pesadas e percussão eletrônica integram a sonoridade desse trabalho que preza por letras marcantes, na observação dos rumos do nosso tempo.

Com apoio do Fundo Estadual de Arte e Cultura, A Ideia do Novo Não Para prevê 15 faixas, sendo cinco inéditas. Ton Zêra diz que escolheu canções relevantes em sua trajetória e que têm identificação com o seu público. Com a direção artística de Henrique Rodovalho (Quasar Cia de Dança), ele definiu roteiro coeso para um show que promete muita intensidade, intercalada por levadas mais suaves.

A base do repertório revisita a trajetória construída ao longo de duas décadas, com novos arranjos para canções gravadas em seus dois CDs: Com Fusão (2002) e No meio do mundo (2010). “Essa retomada traz consigo o novo e reafirma sua atualidade”, comenta o músico.

Ton Zêra percebe características do seu trabalho à medida que a obra vem ecoando e se desdobrando a partir de matrizes. Como o verso que intitula o DVD “a ideia do novo não para”, extraído da música “Fusão”, que inspirou o título do seu primeiro CD, Com Fusão. Esta frase sintetiza toda a inquietação deste artista, que a todo momento busca novas sonoridades num prisma diferente, para a construção de sua poesia musical.

Além de rock’n’roll, A Ideia do Novo Não Para agrega levadas de baião, samba, maracatu, cantiga de roda, entre outros ritmos, compondo um mix sonoro malemolente, mas pesado. A experimentação fica evidente em faixas como “Dengo”, “Um rio em mim”, “No meio do mundo” e na inédita “O ronco do trovão”. Não faltam notas blueseiras em “Gato urbano” e psicodelia no rock progressivo de “Meu chão”.

 

A IDEIA DO NOVO NÃO PARA

Data: Hoje

Horário: 20 horas

Onde: Centro Cultural UFG

Ingressos: Entrada franca

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro