Cultura

Uma infantaria Infame

O comediante Rafael Infante se apresenta este final de semana na Capital com seu stand up e promete muita risada e humor puro e latente

diario da manha

 

Johny Cândido,Da editoria DMRevista

O stand up Infantaria de Rafael Infante é um espetáculo de humor inspirado nas situações cotidianas, nas observações culturais, na inteligência do texto e, principalmente, na habilidade de fazer rir. A apresentação acontece no Teatro Madre Esperança Garrido. Dividido em duas sessões, a primeira será hoje às 21h e a segunda amanhã, às 18h. E se você estiver afim de “rolar de rir”, não deixe de conferir esse momento pra lá de engraçado.

Rafael Infante atua e assina o texto em parceria com sua esposa, Tatiana Novais. Nesse solo, Infante prova que existe muita coisa ainda que não foi dita num stand up. Uma experiência que se modifica a cada apresentação, incluindo sempre novas observações, música, improviso e personagens que trazem uma lente de aumento da vida trivial.

No solo, o ator aborda temas conhecidos, mas sempre com piadas e conclusões diferenciadas, é o humor puro e latente. Humor de identificação, um humor que retrata a vida de todos nós. Por isso a catarse e, junto com ela, a gargalhada.

Estamos na geração internet, que, aliás, é a principal divulgadora dos comediantes nos dias de hoje. Rafael Infante (ator do fenômeno Porta Dos Fundos, canal com mais de 9 milhões de seguidores), junto com a internet consegue arrastar um público inteligente, antenado, de raciocínio ágil, exigente e sem idade, que está disposto a se divertir não só assistindo aos vídeos do youtube, mas também saindo de casa para vivenciar a experiência, gargalhando ao vivo, junto com o ator.

Nascido no Rio de Janeiro e filho de uma psicóloga e de um psiquiatra, Rafael começou a carreira como músico ao formar uma banda com seus amigos. A Banda se chamava Preto Tu. Se destacaram no cenário independente, sendo comentada por Caetano Veloso e fazendo diversos shows. Estudou cinema no Rio de Janeiro e antes de completar a faculdade decide estudar Teatro. Foi para a faculdade de Artes Cênicas também no Rio de Janeiro.

Em 2005 formou o grupo de improvisação Avacalhados junto com Diego Becker, Fábio Nunes, Luizinho Lima e Tatá Werneck, seguindo até os dias de hoje com os esquetes. Em 2007 teve seu primeiro contato com as câmeras no filme Podecrer!. Apareceu em diversas peças e começou a fazer curtas para o canal “Anões em Chamas” do mesmo diretor do Porta dos Fundos, Ian SBF. Com boa repercussão não imaginavam que ali estaria o embrião para o canal de maior sucesso no Brasil.

Em 2012 iniciou o canal no Youtube Porta dos Fundos junto com Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Clarice Falcão, Letícia Lima, Júlia Rabello, Marcos Veras e outros atores, se tornando o canal de maior visualização do Brasil em menos de um ano. No mesmo ano entrou para a terceira temporada do seriado do Multishow, Adorável Psicose, interpretando o personagem Cara Novo, um rapaz sem nome revelado.

Em 2013 entrou em cartaz no teatro com a peça Rain Man com o personagem Charlie Babbit, conhecido no cinema pelo ator Tom Cruise. Contracenou com Marcelo Serrado e foi dirigido por José Wilker. A peça teve grande sucesso de crítica e público e sua atuação elogiada pela forte carga dramática. Também rodou o longa Muita Calma nessa hora 2 de Bruno Mazzeo, e teve atuação destacada com o personagem roqueiro e poético. A estreia foi no início de 2014. Fez participações pequenas em programas de TV e campanhas publicitárias ao longo do ano. Neste mesmo ano o ator se casou com a atriz e roteirista Tatiana Novais. O casamento inclusive foi televisionado para o programa Chuva de Arroz no canal GNT. Ainda em 2013 Rafael estreou na TV Globo no programa Divertics aos domingos. Junto com Luis Fernando Guimarães, Leandro Hassun, entre outros.

Este ano estreou a turnê nacional, com o Espetáculo Infantaria que escreveu com sua esposa Tatiana Novais, que também assina a direção. O espetáculo é sucesso onde passa e potentemente engraçado, saindo do obvio e trazendo muito improviso. Neste ano também estreia o filme Diva a dois com Vanessa Giacomo e direção Paulo Fontenele. E começa a rodar o filme do Porta dos Fundos.

DMRevista – Qual sua expectativa para esses dois dias de apresentação?

Rafael Infante – As expectativas são as melhores possíveis. Já passei por Goiânia com outros trabalhos e sempre foi incrível. Agora com o Solo de Humor estou muito feliz.

 

DMRevista – O que o público goiano pode esperar desse stand up?

— Pode esperar um olhar curioso e divertido sobre várias coisas de nosso dia a dia, personagens, improviso e muita alegria.

 

DMRevista – De onde veio a inspiração para a criação desse espetáculo?

— Na verdade começou com uma demanda grande de empresas interessadas em trabalhos internos. Aí eu, junto com minha mulher Tatiana Novais, que escreveu comigo e dirigiu o espetáculo, percebi que já era hora de partir para o público. Tem sido maravilhoso.

 

DMRevista – O que tem de diferente nesse stand up que ainda não se viu nos já existentes?

— Não faço um stand up clássico. Tem teatralidade, dramaturgia com luz, música, direção e personagens. E jogos de improviso com a plateia. E sempre será meu jeito de falar sobre as coisas.

 

DMRevista – Quais são os temas abordados na hora da apresentação?

— Tem observações típicas de comportamento nossos, brasileiros. Falo de medos meus. Da loucura da era da internet entre outros assuntos.

 

DMRevista – Você que faz parte do Porta Dos Fundos, quais são os planos para o futuro?

— Os planos para o futuro serão sempre me aproximar de projetos que me realizem artisticamente.

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro