Home / Cultura

CULTURA

Adorável preguiçoso

Rariana Pinheiro,Da editoria DMRevista

Jon: Oi, eu sou Jon Arbuckle, sou cartunista, e esse é meu gato, Garfield.

Garfield: Oi, eu sou Garfield, sou um gato, e esse é meu cartunista, Jon.

Jon: A nossa única preocupação é divertir você

Garfield: Me dê comida.

Estas foram as primeiras palavras dos personagens centrais da tirinha Garfield, que foi publicada pela primeira vez no dia 19 de junho de 1978 - há exatamente 37 anos. Criada pelo cartunista americano Jim Davis, desde então o quadrinho se tornou sucesso mundial, veiculado em mais de 2 mil jornais – incluindo o Diário da Manhã –, chegou às telinhas e até às telonas.

Logo há muito o que celebrar e o dia 19 de junho é quase sempre lembrado com festa nas tirinhas de Jim Davis. E, este ano pode ser que a data seja comemorada com um gosto ainda mais especial para o gato alaranjado, sarcástico, preguiçoso e comilão: já é quase sábado e não sua odiada segunda-feira.

Já para John, dono do felino e um cartunista tímido e paciente - na maioria das vezes –, hoje poderá ser um dia de muito trabalho. É provável que ele terá de providenciar muitas guloseimas. Agora, para seu não tão inteligente cachorro Odie, pode ser que este seja um dia como outro qualquer.

A programação de hoje é ser previsível, porque John está sempre tentando controlar a casa, a vida amorosa – seus encontros muitas vezes arruinados pelos animais de estimação -, e, claro, sanar o apetite e a preguiça de Garfied. E, acalmar as briguinhas entre o felino e Odie também entra nesta lista.

Logo, está justamente nesta “dura rotina” de John a moral da história de Jim Davis, pois, o quadrinho ironiza - com muito bom humor – uma vida em que muitas vezes os pets, se tornam os verdadeiros “donos das casas”.

No entanto, é notável que nas histórias, Garfield não é nem um pouco irracional como os pets comuns e ganha até certa humanidade ao andar com duas patas e discutir assuntos bem comuns ao mundo bípede. Temas comodieta, tédio e aversão às segundas-feiras, são “dramas” frequentemente vivenciados e analisado pelo bichano. E, são destes “infortúnios” que saem impagáveis reflexões. (veja quadro).

Multimídia

Com chegada da sonhada fama, é claro que a personalidade sarcástica de Garfield e o jeito atrapalhado de John e Oddie, já geraram aventuras fora dos quadrinhos. Assim, além de dezenas de especiais de TV, os personagens das tirinhas também estrelaram seriados como O Show de Garfield, que estreou em 2009 e atualmente é exibido pelo canal pago Cartoon Network.

E, nas telonas esta turma também já se aventurou. Foram lançado os longas Garfield, o Filme (2004) e Garfield 2 (2006). Ambas produções traziam Bill Murray na voz do gato, para a versão americana, e Antônio Calloni na adaptação aos cinemas Brasileiros.

Humor felino

Selecionamos aqui algumas famosas frases de Garfield. Mas, alertamos que se já bateu aquela famosa preguiça de sexta-feira, melhor não ler:

  • “Quem não se arrisca.. Não se cansa. Ditado Felino”
  • “Eu adoraria as manhãs, se elas começassem mais tarde!”
  • “Mais um dia que termina. Mais outro dia em que não fiz nada. Mais um dia perfeito!”
  • “O que é uma dieta? Uma dieta é auto-negação; afortunadamente, tenho um coração tão bom, que não tenho coragem para me negar seja o que for.”
  • “Dormir abre-me o apetite, comer faz-me sono... a vida é bela.”
  • “Mostre-me uma pessoa que gosta de caminhar e eu lhe mostrarei uma estranha pessoa com gosto pela dor.”
  • “Algumas pessoas perdem peso. Eu apenas dou-lhe uma licença provisória”
  • “Comida é uma dicotomia: os gordos odeiam amá-la... e os magros amam odiá-la”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias