Home / Cultura

CULTURA

Completa por natureza

Johny Cândido,Da editoria DMRevista

A atriz Marisa Orth resgata um dos grandes sucessos do teatro brasileiro, dirigido e estrelado por ela em 2009. A peça é uma sequência do Volume II, montagem com a qual a atriz, cantora, humorista e apresentadora seguiu por cinco anos em cartaz e gravou um CD. No espetáculo Romance Volume III – Agora Vai!, textos e músicas se entrelaçam para narrar, com humor, os dramas e momentos irônicos dos relacionamentos.

O espetáculo, que segue em turnê pelo Brasil com patrocínio da Vivo, tem duas apresentações na capital, hoje, às 21h, e amanhã às 20h, no Teatro Madre Esperança Garrido. Após a sessão de hoje, haverá um bate-papo da série Encontros Vivo EnCena, com a participação da atriz Marisa Orth e o público.

Com direção artística de Natalia Barros e direção musical de Marcos Xuxa Levy, Romance Volume III – Agora Vai! apresenta uma abordagem um pouco mais “a fundo” do que a montagem anterior, passando pela leveza do namoro até os relacionamentos mais profundos, como casamentos, noivados e amizades de longa data. O título sugere que todos os conflitos amorosos são únicos, mas quando olhados de longe são absolutamente iguais. Além disso, espera comunicar como o tema do casamento é hoje tratado pelas pessoas (volume III, pois o primeiro e o segundo romance já não deram certo).

Os textos que entremeiam o enredo são desenvolvidos pela atriz Marisa Orth, em parceria com Teté Martinho e Juliana Rosenthal. As músicas são ordenadas e interpretadas como se descrevessem os passos do desgaste de cada forma de relacionamento. Segundo Marisa, “é como se contassem, ainda que de maneira difusa, as várias crises pelas quais os casais atravessam.” O repertório é eclético com canções de amor meio bregas a marchinhas carnavalescas, passando por clássicos da MPB.

O espetáculo convida o público a desnudar junto com a atriz os segredos do improviso inteligente e a ser envolvido por uma aura de inventividade, humor, música de qualidade e interatividade performática. No palco, Marisa Orth está acompanhada da banda formada pelos músicos Xuxa Levy (teclados), Carneiro Sândalo (bateria), Hugo Hori (sopros), Marcos Camarano (guitarra) e Paulo Bira (baixo). O cenário impecável é de Marco Lima e o design de Luz é de Ari Nagô.

Integrante do projeto cultural Vivo EnCena, iniciativa da Vivo para as Artes Cênicas, a parceria permite uma série de ações, como circulação de espetáculo, workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbio para todos. O espetáculo é apresentado pela Vivo EnCena, com patrocínio da Vivo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Sobre a atriz, cantora, humorista e apresentadora Marisa Domingos Orth, nascida em São Paulo, no dia 21 de outubro de 1963 é uma conhecida atriz, cantora, humorista e apresentadora. Quando criança fez balé clássico e foi nadadora do Clube Pinheiros na capital paulista, conquistando o Campeonato Paulista duas vezes.

Marisa Orth é formada em psicologia e interpretação, tendo cursado as duas ao mesmo tempo, uma pela manhã e a outra à noite. Marisa tem um filho chamado João Antônio com o seu ex-marido o empresário Evandro Pereira.

Sua primeira telenovela foi Rainha da Sucata, porém atingiu o sucesso com o programa Sai de Baixo. Em 1997, Marisa Orth posou nua para a Playboy. A capa da edição dizia: “Marisa Orth, a Magda de Sai de Baixo”. Logo depois, Marisa interpretou Cleópatra no video-game infantil Gustavinho e o Enigma da Esfinge.

Apresentou os primeiros episódios do Big Brother Brasil 1, ao lado de Pedro Bial, que depois ficou como único apresentador. Em 2006, a personagem Magda, que Marisa Orth interpretou no sitcom Sai de Baixo da Rede Globo, foi eleita pelo site Top Of Business Brasil como a melhor personagem de humor da televisão brasileira. Na votação (que recebeu aproximadamente 1,5 milhão de votos), Magda recebeu 15% dos votos do público. Em segundo lugar ficou Barbosa, personagem interpretado por Ney Latorraca no extinto TV Pirata, com 13%. Em terceiro, aparecia Caco Antibes, personagem de Miguel Falabella, também do Sai de Baixo, com 9% dos votos. Na votação, participavam mais de 50 personagens de humor da televisão brasileira.

No segundo semestre de 2007, Marisa Orth entra para o elenco do sitcom Toma Lá Dá Cá, da Rede Globo. Marisa encerrou com a personagem assim que a série teve o seu término, dois anos e meio mais tarde, em dezembro de 2009. No primeiro semestre de 2010 ela estreia na nova série da Rede Globo, S.O.S. Emergência, interpretando a Dra. Michele, uma médica pra lá de maluca.

Em 2013, voltou às telenovelas em Sangue Bom, no horário das sete, como a desequilibrada e ricaça Damáris Carmim. Gravou, ao mesmo tempo, um compacto de quatro novos episódios da nova temporada da série Sai de Baixo, depois de onze anos, no Canal Viva, para comemorar o aniversário da emissora.

A atriz é homenageada pelos Fã Clubes “Fc Orth”, “Orthíacos” e “Central Orth”.

Encontros Vivo EnCena

Após a apresentação de hoje acontece mais uma edição da série “Encontros Vivo EnCena” em Goiânia, que contará com a participação da atriz Marisa Orth a partir do tema “Teatro e Transformação”, com mediação de Expedito Araujo, curador artístico do projeto.

Como uma ação cultural integrada, gratuita e exclusiva, com o tema “Teatro e Transformação”, pretende envolver o público para realizar trocas de experiências a partir de temas do espetáculo e promover esclarecimentos para boas práticas em confronto com as tendências que a peça teatral apresenta.

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 Estados de todo o País, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

Concepção: Marisa Orth e Natália Barros

Direção Artística: Natália Barros

Direção Musical e Teclados: Xuxa Levy

Pesquisas e Textos: Teté Martinho e Juliana Rosenthal

Bateria: Carneiro Sândalo

Sopros: Hugo Hori

Guitarra: Marco Camarano

Baixo Acústico: Paulo Bira

Cenografia: Marco Lima

Cenotécnico: FCR Produções

Figurino: Fause Haten

Bijouteria: Mon Cher

Técnico de Som: Eduardo Ohata

Design e Operação de Luz: Arinagô

Roadie: Marcos Franco

Camareira: Luana Santos

Fotos: Priscila Prade

Assessoria Jurídica: Francez e Alonso Advogados

Direção de Produção: Andrea Francez e Priscila Prade

Realização: Super Amigos Produções Culturais

Produção Executiva: Bila Bueno

Assistente de Produção: Gigi Prade

Midias sociais: Marco Froner

“Romance Volume III – Agora Vai!”

Quando: Dias 20 de junho (sábado, às 21h) e 21 de junho (domingo, às 20h)

Onde: Teatro Madre Esperança Garrido (785 lugares)

Duração: 80 minutos

Classificação: 16 anos

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)

- 50% de desconto para Cliente Vivo Valoriza e um acompanhante.

Pontos de venda: www.compreingressos.com / call center 4052-0016 / Bob´s Drive Thru – 3214-1052 / Submarino Festas – 3261-1775

Informações: (62) 3212-3531 / 3223-1326 / 1328

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias