Home / Cultura

CULTURA

Festival gastronômico de Pirenópolis é de dar água na boca

Johny Cândido,Da editoria DMRevista

Romance, Sabores, Prosas e Charme, este é o tema do 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis, e abre o Circuito Gastronômico Goiás 2015. O evento acontece do dia 11 a 14 de junho e reunirá chefes da gastronomia de Goiás e do Brasil, além de sommeliers de cervejas e vinhos, apresentações culturais, shows musicais entre outras atrações. O evento é uma realização do governo de Goiás por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirenópolis. A solenidade de abertura será realizada amanhã, às 20h, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, com a presença do governador Marconi Perillo e da primeira-dama Valéria Perillo, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e madrinha do Circuito Gastronômico Goiás. Em seguida haverá inauguração da Praça Gastronômica, no largo da Matriz, com shows dos artistas Pádua e Tom Cris.

Entre os dias de festival, “Piri”, como é carinhosamente conhecida, vai receber um time estrelado de profissionais, como o chef gastronômico Marco Soares do restaurante Winiká, o chef Guga Rocha, apresentador do programa Homens Gourmet do Canal FoxLife, o confeiteiro Lucas Corazza, um dos jurados do reality show de confeitaria Que Seja Doce, no ar no canal GNT, e Jeferson Rueda, o italiano Don Fabrizio, Paula Labak, chef escolhida para dar toda a Consultoria Gastronômica do Reality Master Chef Brasil, onde cuida de toda a logística, casting dos candidatos, e elaboração das provas, o mixologista Laercio Zulu, entre outros. Chefs goianos consagrados como André Barros, Márcia Pinchemel, Fabrina Cunha, Humberto Marra e a nutricionista Carol Morais também participam do evento. Haverá ainda o Espaço Vinho e Cerveja, com uma interessante programação simultânea. Outro atrativo é a Praça Gastronômica, que vai reunir mais de 20 expositores locais com produtos orgânicos, artesanato e várias guloseimas.

O Festival Gastronômico de Pirenópolis será um passeio pelas diferentes áreas da culinária, desde a degustação de vinhos e cervejas ao preparo de pratos típicos. A programação inclui uma oficina interativa com degustação especial no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, que será elaborado pelos chefs Fabrizzio Abbate, Humberto Marra e um doce final contemporâneo com os doces de Wilian Mateus e o romantismo tradicional dos doces de Goiás com Aloísio Godinho. Várias oficinas incluindo as tradicionais com minidegustações, cozinha ao vivo para as principais refeições, aulas-show, oficinas de Agroecologia e Agronegócios Sebrae, ações de Star Tap e tecnologias, ações do turismo, ações de moda, dolmas estilizadas, lenços, adornos e aventais, e a participação de restaurantes da cidade, que vão oferecer cardápios especiais nos dias do evento.

Tudo isso temperado com atrações culturais de alto nível e apresentação de músicos regionais durante os dias do evento, na Feira Gastronômica. Também serão realizadas diversas inserções culturais em vários pontos da cidade, em parceria com o Projeto Vitrine. Destinado a empreendedores, administradores de restaurantes, profissionais e estudantes ligados à área de turismo, hospitalidade e gastronomia, bem como a turistas que desejam desfrutar deste evento, o Festival Gastronômico de Pirenópolis chega à sua décima edição com um leque de alternativas deliciosas. E para fechar com chave de ouro, o cantor e compositor Luiz Melodia fará o show de encerramento do festival no domingo (14), às 18h na Rua do Lazer. Cheio de classe e do suingue habituais, o sambista irá apresentar o álbum ‘Zerima’, com novas composições como ‘Cheia de Graça’ e ‘Dor de Carnaval’.

A proposta do festival é provocar nas pessoas, principalmente na população goiana, o interesse, o gosto e a necessidade de conhecer o potencial e a identidade cultural da nossa região. Outro foco importante é a qualificação da mão de obra local por meio do envolvimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Sebrae Goiás e do Senac Goiás, com a realização de cursos e palestras dentro da programação do festival.

A riqueza e a variedade dos ingredientes de Goiás, junto a grandes chefs que fazem deste circuito um dos maiores do Brasil. O 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis faz parte da campanha Goiás, Lindo Demais!, da Goiás Turismo, que visa divulgar as belezas e os atrativos do Estado.

Um carioca goiano

O chef gastronômico Marcos Soares é nascido no Rio de Janeiro em 13 de agosto de 1969 no bairro de Botafogo, mas educado em Belo Horizonte. Em 1985, se mudou para trabalhar em um restaurante na Ilha da Madeira em Portugal. “Comecei a trabalhar como Stewart – lavava panelas e limpava toda cozinha na madrugada”, relembrou. Após esse aprendizado, ele teve experiência profissional com o chef Marco Ribeiro, que o passou para auxiliar de cozinha e aprendeu como cortar legumes. No ano de 1995, seu “xará” conseguiu um estágio na França de seis meses, onde acabou permanecendo por vários anos na cozinha de um hotel em Paris, lugar esse responsável pelo vasto conhecimento em alta gastronomia.

“Fui por muito tempo, na minha vida de cozinheiro, auxiliar de cozinha. Depois de vários anos na Europa voltei para o Brasil e trabalhei com o chef Patrick Ferry. Sai do Sofitel para ser sous-chef em Araxá no Ouro Minas Grande Hotel e logo depois virei o chef de cozinha do hotel. Tive outra grande experiência ao trabalhar com a chef Janaina Rueda no Bar da Dona Onçana, capital São Paulo. E por último, convidado para ser o chef do Winiká aqui em Goiânia”, comenta todo orgulhoso.

Atualmente o chef Marco Soares é o profissional residente do restaurante Winiká, e para a décima edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis, ele vai preparar o almoço Delícias Entre o Rio e o Cerrado, no dia 13 de junho. Marco, que participa pela primeira vez do festival, vai se juntar às chefs Márcia Pinchemel e Fabrina Cunha e ao confeiteiro Adeyc Borges na elaboração dos pratos.

Festival Gastronômico de Pirenópolis

Onde: Pirenópolis-GO

Quando: 11 a 14 de maio de 2015

Abertura

Data: 11/6 (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Sebastião Pompeu de Pina

PAG 07 - Além dos renomados chefs de cozinha, no festival terá sommeliers de cervejas e vinhos

Show de encerramento

Luiz Melodia

Data: 14/6 (domingo)

Horário: 18h

Local: Rua do Lazer

Agenda do evento


PAG 07 -  10° Festival Gastronômico de Pirenópolis

Quinta-feira

Programação de abertura

Coquetel de boas-vindas do Circuito / chef Bethy Alves, chef Fabrina Cunha, chef Patrícia Garcia e chef Tatiana Mendez

Sexta-FEIRA

9h / 10h - Momento Art café com o barista Bruno e os melhores acompanhamentos com Camila Caiado

10h20 / 11h20 - Intercâmbio entre Instituições e seus talentos PUC – Cambury - UEG

11h40 / 12h40 - Inspirações tipo brunch elegante do Cerrado com Telma Machado, da Fazenda Babilônia, e seus sabores com a chef Cris Souza, o chef Willian Carvalho e o chef Caio Henri.

14h / 15h - Ideias e Mimos gastronômicos no clima romance com a chef Carol Labaki

15h15 / 16h30 - Instante Detox enamorados e afrodisíacos – com a nutricionista Carol Morais e a chef Leticia Massula

16h45 / 17h45 - Trem do Cerrado e os segredos de Manuel Aponte, o Maneco, com seus pães que encantam mundo afora, e Luana Linhares, que trabalha os melhores e inusitados acompanhamentos com chutneys, geleias e pastas bacanas.

18h / 19h - Prosa, petisco e cachaça, chef André Barros e o mixologista Laércio Zulu.

20h / 23h - Momento Romance – Com as melhores e afrodisíacas inspirações dos chefs Fabrizio Abbate, Humberto Marra e um doce final contemporâneo com os doces do chef Wilian Mateus e o doce e poético final com os doces lúdicos de Goiás com o chef Aloísio Godinho.

SÁBADO

9h30 / 10h45 - O olhar da chef Paula Labaki sobre os bens falados, desejados e queridos sandubas que reinam mundo afora, sejam eles clássicos ou contemporâneos.

11h / 12h20 - Chef Don Fabrizio Abbate fala e encanta com toda sua brasilidade adquirida

12h30 – Almoço: Delícias entre o Rio e o Cerrado com Marcia Pinchemel, Fabrina Cunha e Marco Soares, e muito bem adoçados por Adeyc Borges.

14h / 15h - Chef Rodrigo Martins fala de suas experiências, sabores e história adquirido Brasil afora como chef consultor.

15h15 / 16h15 - Guga Rocha fala das suas inspirações sobre Cerrado mundo afora

16h30 / 17h30 - Chef Lucas Corazza fala sobre os doces das antigas com ares moderninhos e cheios de identidade e talento que o chef esbanja

17h45 / 18h45 - Chef Jefferson Rueda fala de sua cozinha ítalo caipira, suas raízes e influências.

20h - Tem Banquete de Butiquim no Circuito, cheio de Petiscos, Linguiças Bagaia e Belisquetes deliciosos, cada um com a identidade e talento dos chefs Marcus Costa, Rodrigo Martins, Fabiano Carvalho, Tiago Miguel e Enzo Pacelli e refrescados pelos embriagados sorvetes Don Gelato

DOMINGO PELA MANHÃ

9h / 10h - O cacau predileto do chef chocolatier Ricardo Arriel

10h15 / 11h15 - MarcoTúlio Abras fala do intercâmbio da gastronomia regional brasileira

11h30 / 12h30 - Manu Buffara e sua cozinha que encanta a alma e o coração

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias