Home / Cultura

CULTURA

Filme mostra como crianças brincam em regiões do Brasil; veja trailer

Um menino pega sua tábua de madeira e vai escorregar morro abaixo. A brincadeira é comum entre crianças, o cenário, nem tanto: ao som de violinos, ele surfa sobre uma grande duna de areia.

É assim que começa o filme “Território do Brincar”, que mostra, sem nenhuma narração ou explicação didática, como as crianças brincam em diferentes regiões do Brasil.

Uma semana depois de estrear em São Paulo e no Rio, o longa chega nesta quinta (4) a várias cidades do país, entre elas Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Salvador (assista ao trailer acima).

Acompanhados dos filhos, os diretores Renata Meirelles e David Reeks passaram um ano e meio viajando pelo Brasil para registrar o dia a dia das crianças em diferentes ambientes –comunidades rurais, indígenas e quilombolas, zonas urbanas, sertão e litoral.

A diretora, que também é educadora, foi uma das especialistas consultadas em 2009 para o Mapa do Brincar, site da “Folhinha” que reúne hoje mais de 750 brincadeiras, sugeridas por 10 mil crianças das cinco regiões do país.

O filme “Território do Brincar” faz parte de um projeto maior do casal que também inclui textos, fotos e gravações em áudio, disponíveis em um site.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias