Home / Cultura

CULTURA

Intestino fora do ritmo pode atrapalhar o foco de mulheres multitarefas

O acúmulo das funções de mãe, esposa e profissional fez das mulheres mestres em estarem envolvidas em diversas atividades simultâneas. Muitas vezes, entretanto, torna-se mais difícil manter o foco nas inúmeras tarefas do dia.  O funcionamento alterado do intestino pode ser uma das causas da falta de atenção e perda do foco.

A dificuldade em manter-se no foco quando o intestino está fora do ritmo é uma das principais queixas das mulheres entrevistadas pelo SIM Brasil (Saúde Intestinal da Mulher Brasileira), um estudo conduzido pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) para entender como a saúde intestinal impacta o dia a dia das mulheres no País. Entre os resultados da pesquisa, 8 em cada 10 brasileiras disseram que não conseguem manter o foco em atividades cotidianas quando estão fora do ritmo.

No estudo SIM Brasil, esse perfil foi identificado como a mulher "indisciplinada", que não aceita o problema, fala sobre os incômodos com frequência, e só tem uma atitude curativa quando o desconforto aparece. Ela deixa que isso afete a organização da sua rotina, mas tem dificuldade de mudar os hábitos e se privar do que considera prazeres da vida.

Fundo emocional

Durante as pesquisas SIM Brasil, as entrevistadas que relataram ter o intestino fora do ritmo, por exemplo, relacionaram o desconforto às tensões emocionais, por causa do emprego ou de problemas familiares. Segundo a psicóloga, todo desconforto intestinal sempre tem um fundo emocional. Ela lembra que quando as pessoas estão em um momento muito bom da vida, dificilmente o trânsito intestinal é impactado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias