Cultura

Apresentações gratuitas das peças "Olho" e "Gato Preto"

diario da manha
A Cia. Teatral Oops!.. inicia no final do mês de julho a temporada de apresentações do projeto Trilogia Poe – Parte 2, que foi contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2014 e com o apoio institucional da Lei Municipal de incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia. A Trilogia Poe teve seu início no ano de 2010, com a montagem do espetáculo Olho, que é uma adaptação conto “Coração Delator”, iniciando assim uma pesquisa sobre a obra do contista norte-americano Edgar Allan Poe. O projeto faz faz parte também das comemorações dos 15 anos da Cia. Teatral Oops!.., que tem como um dos seus eixos principais de pesquisa e criação, a estética do contemporâneo, com ênfase nas temáticas de suspense e terror, algo raro nos palcos teatrais.  A segunda parte da “Trilogia Poe”e tem como proposta reunir elementos fundamentais da obra poeana, como a erudição, a loucura, a consciência de si mesmo e o horror, estando os três últimos presentes na personagem central de Gato Preto (adaptação do conto homônimo, a qual assombra seus convivas, humanos e não humanos, e é, ao mesmo tempo, assombrada pelas atormentações de sua mente perturbada e genial, em uma representação densa e egotista.
A temporada de apresentações gratuitas tem início no dia 29/07 (quarta) às 20h no Espaço Sonhus com o premiado espetáculo Olho, que tem direção de Ivan Lima e atuação de João Bosco Amaral.
Sinopse
 
Adaptação do Conto “Coração Delator” de Edgar Allan Poe, Olho é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, mantendo toda a atmosfera “noir”, “policial” e “terror” que o romântico Allan Poe propõe na maior parte de suas obras. Para isto, juntou-se ao texto inicial, trechos de algumas obras de autores como Artaud, Shakespeare e Bacon.
Iago dá seu depoimento, fazendo com que o interlocutor (neste caso os espectadores) assuma o papel de testemunhas da sua história. Para provar que está falando a verdade, ele conta os detalhes do crime que cometeu procurando exaltar sua serenidade e lucidez. Como se estivesse dando um depoimento, ele explica como e porque cometeu o crime. Iago diz que após ouvir insistentemente o som do coração batendo ficou desesperado, não encontrou outra saída senão se entregar aos policiais.
Já nos dias 30 e 31/07 (quinta e sexta) às 20h, no Espaço Sonhus, é a vez da segunda e recém estreada parte da trilogia entrar em cena, com a peça Gato Preto, que tem direção de João Bosco Amaral e atuação de Sol Silveira. As apresentações também serão gratuitas, e conta a história de uma mulher fiel e dedicada ao casamento, amante dos animais, que entra em decadência após misteriosos acontecimentos envolvendo seu gato Plutão.
Sinopse
Annabela é uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo, torna-se uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido, frente a um repentino horror desencadeado por sucessivos acontecimentos que a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma certa maldição do Gato Preto.
A narrativa compõe-se apenas de memórias, nas quais Annabela relembra as desventuras de sua destruição, em uma conturbada estória sobre a corrupção moral ao longo do tempo, que, aos poucos, consome a protagonista. Sem falar no misterioso Gato Preto, causador de um enigma intrigante, que põe em cheque a já abalada serenidade da personagem, levando à dúvida sobre se os acontecimentos narrados são verdades inexplicáveis ou apenas exageros de uma mente adoecida.

Serviço

Projeto Trilogia Poe – Parte 2
Espetáculo: Olho – dias 29/07 (quarta) – 20h
Espetáculo: Gato Preto – dias 30/07 E 31/07 (quinta e sexta) – 20h
Local: Espaço Sonhus (O espaço fica dentro do Colégio Lyceu, no centro de Goiânia, atrás do Banana Shopping)
 Entrada Franca (Ingressos Limitados por ordem de chegada)

 

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro