Home / Cultura

CULTURA

Lançamento do livro Manifestações Culturais em Goiás acontece nesta terça-feira

Goiás sofreu grandes influências indígenas, africanas e europeias, no qual contribuíram passa sua formação e desenvolvimento, propiciando o surgimento de muitas manifestações herdadas desses povos e etnias.

O escritor Antônio Almeida lança seu livro após um extenso trabalho de pesquisa, mostrando todas as manifestações culturais do Estado. O manual turístico-cultural informa sobre os eventos, datas, contatos e principais localidades onde são registrados.

Focalizando nas tradições, o autor reuniu em um único livro todas as manifestações da nossa cultura imaterial, sistematizando-as em 45 movimentos. Além de grande importância cultural, o livro também tem uma importância notável no turismo.

“Uma das minhas inspirações para a realização desse livro foi querer levar para as pessoas eventos que elas não conhecem, ou pouco conhecem. Todos os anos acontecem várias manifestações culturais por todas as cidades goianas, mas são pouco divulgadas”, disse Antônio.


Segundo o autor, o Encontro de Culturas Tradicionais, que ocorre anualmente na Chapada dos Veadeiros, também serviu de grande inspiração, no qual esse ano celebra 15 anos de existência. Mais de 100 mil pessoas já foram alcançadas pelo encontro, que reúne cores, sons, raças, etnias, sotaques, línguas, e expressões artísticas.  O XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros acontece este ano entre os dias 17 de julho e 02 de agosto na Vila São Jorge.

Com grande interatividade com o público, o livro possui em todos os capítulos a moderna plataforma QR Code, possibilitando o acesso a vídeos e informações complementares.

O Lançamento e noite de autógrafos da obra ocorrerão no dia 14 de julho, às 20 horas, no Salão Dona Gercina Borges Teixeira, Palácio das Esmeraldas, localizado no centro de Goiânia.

Sinopse: O livro reúne todas as manifestações da cultura tradicional e popular em Goiás, realizadas nas mais diversas cidades e regiões do Estado. Neles mestres, tropeiros, congadeiros, foliões, catireiros, mulandeiros, mascarados, artesãos, violeiros, cantadores, boiadeiros, romeiros, contadores de causos, raizeiras, fiandeiras e muitos outros personagens, que resistem e preservam as nossas tradições, passadas de geração em geração.

Serviço

Lançamento do livro “Manifestações Culturais em Goiás – Tradicionais e populares”

Data: 14 de julho

Horário: 20h

Onde: Salão Dona Gercina Borges Teixeira, Palácio das Esmeraldas – Praça Cívica – Centro – Goiânia

Antonio Almeida - Foto de Mel Castro (7)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias