Cultura

Arte que vence a morte

diario da manha

Até amanhã, os goianienses terão a oportunidade de redescobrir um local importante para a história desta Capital: o Cemitério Nossa Senhora de Santana. Na Exposição  Fotográfica de Arte Tumular, que está em cartaz na Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia, o fotográfo paulista  Caio Gallucci, colocou seu olhar sensível nos monumentos históricos do local e, até se emocionou. Em entrevista, ele contou, ao DMRevista, como foi viver esta experiência. Acompanhe:

 

DMRevista – Como foi o trabalho no cemitério? Já havia feito algo parecido?

Caio Gallucci – Foi bastante desafiador exatamente porque eu nunca tinha feito nada parecido. Quando o Omar Layunta me convidou pensei no conceito que eu gostaria de trazer a esse projeto. Minha ideia era trazer leveza e beleza para um assunto que, geralmente, traz saudosismo, tristeza e até medo. Eu já havia visitado alguns túmulos famosos pelo mundo, mas nunca tinha olhado um cemitério com tanta atenção, com outro ponto de vista, como fiz no Cemitério Santana.

 

DMRevista – O que mais chamou atenção do seu olhar no Cemitério Santana?

Caio Gallucci – A riqueza de detalhes é impressionante. E por trás de cada lápide, imagem, escultura ou mausoléu, há tantas histórias e lembranças… O ambiente lá é leve, solar e inspirador. Eu creio que a morte é o que torna a vida tão única e especial, por isso ela não é ruim, apenas o fechamento de um ciclo.

 

DMRevista – Alguma história ou túmulo te impressionou mais?

CaioGallucci – Tem uma grande e bela escultura em homenagem a um rapaz que faleceu jovem que me encheu os olhos. Em tamanho natural a imagem do jovem com sua bola de basquete chama bastante a atenção, não apenas pelo tamanho e beleza. Como há uma vegetação muito bonita em volta, ali sente-se uma paz ímpar.

 

Exposição Fotográfica de Arte Tumular

Quando: Até amanhã, entre 9h e 18h

Onde:  1º andar da Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia

Entrada Franca

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro