Home / Cultura

CULTURA

Independência gastronômica

Johny Cândido,Da editoria DMRevista

Em plena Semana da Pátria – quando se comemora a Independência do Brasil – a cidade de Goiás receberá mais uma edição do Circuito Gastronômico Goiás, idealizado pela Goiás Turismo. De 4 a 7 de setembro, desembarca na antiga capital do Estado um seleto time de chefs, baristas, sommeliers e demais especialistas na arte de criar verdadeiras delícias na cozinha, tendo como objetivo promover o intercâmbio cultural e de conhecimentos relativos à alta culinária.

Para este ano foram selecionados 15 chefs de renome nacional, internacional e de prestígio local; além de profissionais que se especializaram no preparo de drinks (mixologista), cafés (barista) e na degustação de vinhos (sommelier). A Vila Gastronômica ganhou um novo espaço e será instalada no recém-revitalizado Largo da Carioca. Segundo explica o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Goiás Turismo, Frederico Costa, a mudança de local foi pensada para conferir mais comodidade aos participantes, que usufruem as várias atrações ao longo de todo o dia. “O Largo da Carioca oferece todas as condições para acomodar bem o evento. Muito bem arborizado e arejado, à beira-rio e agora, após a sua revitalização, nos proporciona o ambiente perfeito para recebermos os visitantes interessados em aprender os segredos culinários de grandes chefs, e ainda usufruir das delícias preparadas pelos restaurantes participantes”, explicou.

A proximidade com a natureza proporcionada pelo local também estimulou os realizadores a implementarem este ano o Momento Piquenique todas as tardes, quando os participantes serão convidados a aproveitar à sombra de uma árvore, as delícias produzidas tanto no festival quanto aquelas trazidas de casa. “Vamos distribuir toalhas próprias para as pessoas se acomodarem aos pés das árvores e fazerem um verdadeiro piquenique, seja com os produtos adquiridos na feira gastronômica, ou com os pratos que trouxerem de suas casas. A nossa intenção é permitir que as pessoas possam aproveitar o evento em sua integralidade”, detalha Frederico Costa.

São destaques desta edição os chefs Guga Rocha, Jimmy McManis e Paula Labaki, dentre outros. Guga Rocha ficou nacionalmente conhecido ao se tornar um dos finalistas do programa Super Chef. Hoje está a frente do programa Homens Gourmet, do canal FoxLife. Já Jimmy McManis empresta suas habilidades culinárias para o programa Mais Você, da Rede Globo, onde sai em busca de ingredientes e receitas exóticas. E Paula Labaki que foi escolhida para ser consultora do programa Master Chef Brasil.

Sobre o festival

O Festival Gastronômico da cidade de Goiás começa no dia 4, às 19 horas, com a solenidade oficial de abertura no Palácio Conde dos Arcos, seguido pelo Jantar Festivo organizado pela Associação dos Restaurantes, Pousadas e Hoteis – Arphos Goiás, onde serão apresentados em formato de menu degustação os pratos servidos durante o festival, na Vila Gastronômica. A participação no jantar é de R$ 20, cobrados pela Arphos.

Sábado e domingo, dias 5 e 6, o Festival tem início às 9 horas e segue durante todo o dia com a realização das aulas-show dos 18 participantes convidados. Durante todo o dia, o público terá acesso às delícias dos produtores locais, comercializadas na Feira Gastronômica. No entanto, a Vila Gastronômica, que abriga os dez restaurantes selecionados, pode ser visitada das 19h às 23h. Este ano, a Vila ganhou um espaço voltado para vinhos e cervejas artesanais.

O evento será encerrado na segunda-feira, dia 7, com o oferecimento do tradicional Almoço de Folia – que consiste em servir gratuitamente a população local uma refeição regional e repleta de sabor goiano. São esperadas cerca de 600 pessoas para este almoço.

Para esta edição também foi criado um Espaço Kids, com programação especialmente elaborada para entreter as crianças presentes. Aos interessados em assistir as aulas-show, são oferecidas 200 vagas em cada uma delas. A inscrição é feita no dia do evento, com um pouco de antecedência, até o limite de vagas.

Guga Rocha

guga

O chef Guga Rocha ficou nacionalmente conhecido após ter sido finalista do programa Super Chef, da Rede Globo. Porém poucos sabem que sua incursão pela cozinha veio muito antes disso, ainda na infância, quando se interessou por aprender os segredos da confeitaria francesa, revelados por sua avó Edla Ramalho. Já como profissional, Guga Rocha teve a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes nomes da gastronomia como Cacau Ribeiro, Laurent Suaudeau e Volmar Zocche. Inquieto, o chef conduziu uma vasta pesquisa sobre a culinária dos Quilombos brasileiros, trabalho este que lhe rendeu um site sobre o tema “Sabor Quilombola”, onde estão reunidas 150 receitas da cultura afro.

Humberto Marra

humberto

O chef goiano Humberto Marra ingressou na gastronomia de forma autônoma e autoditada há 23 anos. Para enriquecer seu repertório gourmet, Humberto compôs equipes de importantes restaurantes ao redor do mundo como Nova Iorque, Amsterdam, São Paulo e Goiânia. O chef tem se dedicado a fortalecer e divulgar a riqueza gastronômica do Cerrado ao promover importantes eventos como o festival Nossa Pitada. Atualmente, Humberto Marra se divide entre a realização das feiras gastronômicas Nossa Pitada, presta consultoria a diversos estabelecimentos comerciais e ainda trabalha como assessor do Instituto de Assessoria ao Desenvolvimento Humano.

Paula Labaki

A chef Paula Labaki conquistou os paladares mais exigentes à frente do Catering Lena Labaki – que presta serviços culinários para grandes festas e eventos diversos como a montagem do menu para atender a celebridades como André Rieu, Julios Iglesias, ou mesmo os artistas do Cirque du Soleil. Foi a chef escolhida para prestar a consultoria gastronômica do reality MasterChef Brasil. Paula Labaki é a única chef brasileira a integrar o grupo internacional de estudos gastronômicos na América Latina. Junto a profissionais do Peru, Argentina, Uruguaia e Chile ela compõe o Chefs de Sud America, que idealiza festivais gastronômicos por todo o continente americano.

Jimmy McManis

jimmy

Exótico, o norte-americano Jimmy McManis é um dos fundadores da Ogrostonomia – vertente culinária que preza pela qualidade dos ingredientes e pelas histórias contidas em cada uma das receitas. No Programa Mais Você, da Rede Globo, Jimmy McManis viaja pelo Brasil em busca de pratos, receitas e ingredientes inusitados, sempre propondo novas maneiras de se preparar pratos clássicos da culinária popular.

André Barros

andre

Natural de Rio Verde, interior goiano, o chef André Barros escolheu os Estados Unidos para fazer sua incursão culinária nos anos 90, mais precisamente na cidade de Boston. Lá, teve oportunidade de integrar equipes das conceituadas chefs norte-americanas Lydia Shire – à frente do Biba; e Julia Brant, que comanda o Club Café. De volta ao solo brasileiro, André Barros foi convidado a criar o menu dos restaurantes Naturalle, Tabarco, Belisquê e Malaui.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias