Home / Cultura

CULTURA

Música de adoçar os ouvidos

Hoje o Teatro Sesi recebe a Banda Sinfônica do Estado de Goiás com a série música para banda sinfônica Aquarium. Sob a regência do maestro Everton Luiz, o grupo é coordenado pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte (Seduce), formado por professores e estudantes de música da rede estadual de educação. A apresentação é gratuita e terá início às 20h. Inspirada em peixes da América, como  Neon, Angel Fish e Cavalo Marinho, a música Aquarium é a principal composição da noite.

A Banda Sinfônica é um projeto que contribui com a formação de professores de música da Seduce, e estudantes, promovendo a articulação entre prática artística e vivência pedagógica. A banda contribui com a formação de professores de música da rede estadual de ensino, promovendo a articulação entre prática artística e vivência pedagógica.

Sobre o maestro

Everton Luiz é mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), além de ser graduado em Educação Musical. Desde 2014 está à frente da Banda Sinfônica do Estado de Goiás. Em sua extensa carreira, tocou e ministrou workshop de sopros na Universidade de Évora em Portugal, e tocou na Tai Escuela Universitaria de Artes em Madrid (Espanha), e no Clube do Choro de Paris (França) pelo grupo Brasil in Trio do qual faz parte desde 2007. Em 2014 ministrou oficinas de sopro na escola Siete Octavos em Buenos Aires (Argentina).

Sobre a solista

Sara Lima da Silveira Costa é mestre em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como solista realizou concertos frente à Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), Orquestra de Câmara Goyazes, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Banda Sinfônica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet - GO) e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Atualmente compõe o quadro de professores do Ciranda da Arte, centro de estudo e pesquisa da Secretaria da Educação, cultura e Esporte do Estado de Goiás, Spalla da Banda Sinfônica do Estado de Goiás.

Sobre a banda

A Banda Sinfônica do Estado de Goiás é um grupo de produção e pesquisa em Música do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduce-GO. É formado por professores e estudantes de música da rede estadual de ensino. Surgiu em 2008, com o nome de Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado. Foi fundada pelos músicos Manassés Aragão, Luis Fagner e o maestro Cláudio Antunes, que regeu a orquestra até o ano de 2014. O atual maestro Everton Luiz, que foi Spalla desde 2008, vem realizando o trabalho a frente da, agora, Banda Sinfônica, desde 2014. Ainda com o nome Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado, a Banda Sinfônica possui um DVD gravado, onde conta com participações de músicos de peso como, Charles Schlueter, Gilson Peranzzetta, dentre outros. A Banda Sinfônica do Estado de Goiás, vem sendo de fundamental importância na formação de plateia do estado. Com seus concertos didáticos e de temporada, consegue levar um repertório eclético para o público. Dentre os principais objetivos estão: contribuir com a formação dos professores de música da rede estadual de ensino, de modo que promova a articulação entre prática artística e a vivência pedagógica, incentivar os alunos à apreciação musical e à compreensão crítica vivenciadas no contexto musical goiano, tanto em concertos didáticos nas escolas quanto em teatros. Tem como meta também valorizar a música dos compositores e arranjadores locais, divulgar o repertório da formação musical específica de Banda Sinfônica (sopros e percussão) principalmente para os alunos da rede estadual.

banda3

 Na noite serão executadas as seguintes  composições:

Divertimento for Band – Vicent Persichetti (1915-1987)

I – Prologue; II – Song; III – Dance; IV – Burlesque; V – Soliloquy; VI - March

Concerto for Flute& Wind Orchestra – Mike Mower (1958)

Solista: Sara Lima

Aquarium for Symphonic Band (opus 5) – Johan de Meij (1953)

I – Allegrettograzioso (Neon Tetra, Electric EalandAngelfish)

II – Andande/Adagio (SeaHorseandZebrafish)

III – Finale: Allegrogiocoso (Guppy&Co.)

SERVIÇO

Banda Sinfônica do Estado de Goiás

Quando: Hoje, às 20h

Onde: Teatro Sesi – Av. João Leite, 1013. Santa Genoveva, Goiânia (GO)

Informações: (62) 3261-6619

Ingressos: Entrada franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias