Cultura

Saúde e qualidade de vida – Yoga 188

diario da manha

Desafios

Existe ansiedade boa e ansiedade ruim? Todos os viventes, em algum momento da vida vão ter ansiedade. Pode ser boa ou ruim? Sim. Ansiedade boa é a que impulsiona a ir para frente na vida. Trata-se de uma conexão com o processo do vir-a-ser: O que eu busco, como busco e de que forma concretizo essa busca. Até aí a probabilidade sinaliza para os aspectos saudáveis da ansiedade. Diz respeito ao nível essencial de ansiedade que proporciona rendimento máximo, quando o indivíduo se mantém atento, concentrado e não altera seus padrões fisiológicos. Isto é: tensão arterial, pulsação, respiração etc estão adaptados para lidar com desafios.

Limites

Quando, porém, foge aos limites e ao controle, a ansiedade desgovernada faz-se ruim, patológica. Estamos assim diante do que se convencionou chamar de perturbação da ansiedade. As respostas de ansiedade,  quando não se adaptam às condições fisiológicas, leva ao sofrimento e à desintegração do desempenho de tarefas, desde as mais simples. Aí começam a surgir sintomas emocionais e físicos que agridem o organismo pela sobrecarga de adrenalina. Tornam-se comuns : o humor ansioso, a inquietação, os medos, a desconcentração, alterações da memória, a impaciência, a instabilidade emocional, a agressividade e a despersonalização. A pessoa tem a sensação de não estar em si. A partir daí as alterações comportamentais como isolamento social, rituais de limpeza, desorganização, uso de drogas lícitas e ilícitas, comportamentos auto-lesivos que refletem o quadro de ansiedade acentuada. Culmina em sinais corporais que vão da tensão muscular aos quadros de hipertensão, palpitações, náuseas e uma série de sinais de alarme.

r15

Recursos

Ante a ansiedade desgastante deve-se recorrer a recursos e ferramentas que compensem as  exigências da correria do dia a dia. Entre eles a prática do Yoga e as vivências meditativas. Recursos e ferramentas  que levam o indivíduo a conhecer e a monitorar seus ritmos vitais. Adequar suas possibilidades às exigências da vida diária. Sugere-se  começar pelo conhecimento das técnicas de respiração.  Com o Yoga você poderá  aprender a usar a ansiedade a seu próprio favor. Calma, tranquilidade e relaxação são efeitos palpáveis na vida de quem se propõe a lidar, de forma saudável, com as situações inusitadas que provocam reações de alarme para as emoções,  a mente e o corpo.

 

OM SHANTI

Elzi Nascimento, psicóloga clínica, e Elzita Melo Quinta, pedagoga especialista em Educação, são professoras de Yoga, escritoras e pesquisadoras. Vida Saudável atende ao questionamento dos leitores do DMRevista sobre os temas abordados. Contatos: [email protected]/ [email protected] – (62) 3251-8867 / 7815-8515

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro