Cultura

Luciano Pavarotti, a voz vibrante

Há 8 anos falecia um dos cantores mais populares da ópera

diario da manha
Cantor lírico italiano Luciano Pavarotti

O cantor lírico italiano Luciano Pavarotti, conhecido como o tenor que popularizou a ópera, nasceu na cidade de Módena, no norte da Itália, em 1935. É lembrado como um dos maiores intérpretes de compositores imortais como Gaetano Donizetti, Giacomo Puccini e Giuseppe Verdi.  Iniciou sua carreira profissional em 1961. Sua fama mundial veio pelo grande controle e alcance de sua voz. Nos anos 1970 e 1980, apresentou-se nos maiores teatros especializados em ópera do mundo, tornando-se bastante popular entre os apreciadores do gênero.

O que de fato contribuiu para que o talento de Pavarotti rompesse o meio da ópera e atingisse o grande público mundial, ainda não muito familiarizado à sonoridade lírica de suas apresentações, foi sua apresentação durante Copa do Mundo de 1994. A partir de então o nome do cantor lírico tornou-se referência para os novos admiradores da ópera. Também na Copa de 1994, apresentouse com os cantores Plácido Domingo e José Carreras. A parceria se repetiu várias outras vezes devido ao grande sucesso.

Durante sua carreira, fez duetos e parcerias com vários artistas, tanto no meio lírico como no meio pop. Entre esses artistas é possivel citar Andrea Bocelli, Frank Sinatra, Anastacia, Zucchero, Eros Ramazzotti, James Brown, Ricky Martin, Simon Le Bom (da banda Duran Duran), Laura Pausini, Elton John, Spice Girls, Bryan Adams, Queen, Mariah Carey, Céline Dion, Jon Bon Jovi, The Corrs, U2, Roberto Carlos e Mercedes Sosa.

Carreira

A inspiração inicial de Pavarotti como cantor veio de dentro da sua própria casa. Seu pai, Fernando Pavarotti, era um tenor não profissional, além de padeiro. Segundo o próprio Luciano Pavarotti, seu pai tinha uma excelente voz de tenor, mas não quis levar uma carreira adiante devido a seu nervosismo. O cantor falava bem de sua infância, apesar de ter levado uma vida bem simples no início de sua vida.

Pavarotti ao lado do cantor brasileiro Roberto Carlos
Pavarotti ao lado do cantor brasileiro Roberto Carlos

As gravações do Pavarotti pai influenciaram e motivaram o pequeno Luciano a embarcar na carreira musical e abandonar o sonho inicial de tornar-se um goleiro de futebol. Começou a cantar no coral local, ao lado do pai, aos 9 anos de idade. Chegou a formar-se professor, e a lecionar em uma escola primária por doia anos até que decidiu seguir carreira musical. A primeira vez que cantou com sucesso foi em 1955, um ano após iniciar suas aulas de canto, oferecidas gratuitamente pelo professor.

Pavarotti faleceu aos 71 anos de idade, em 6 de setembro de 2007. Ele havia sido diagnosticado com câncer pancreático em julho de 2006. Poucas horas após a sua morte, foi liberado um comunicado oficial de seu empresário Terri Robson. “O maestro travou uma longa e dura batalha contra o câncer pancreático, que acabou tirando-lhe a vida. […] Ele manteve-se positivo até finalmente sucumbir, nos últimos estágios da doença”.

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro