Home / Cultura

CULTURA

Círio de Nazaré reúne dois milhões de pessoas

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=1SOmdfbJoZo[/embed]

RIO - Começou neste domingo, por volta das 6h a procissão do Círio de Nazaré de 2015, em Belém, no Pará. Antes dos fiéis tomarem as ruas da capital paraense, às 5h, o arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira celebrou missa na Catedral de Belém. A romaria tem 3,6 km de extensão e deve reunir aproximadamente 2 milhões de pessoas, segundo estimativas do Dieese.

Durante a missa, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ficou no altar montado em frente a Igreja da Sé. Depois, a imagem da santa foi posta na Berlinda para o início da caminhada. Ao longo do percurso, várias homenagens são prestadas à santa.

O Círio de Nazaré, é a maior procissão católica do Brasil. Considerado desde 2014 como patrimônio histórico e Cultural da humanidade pela Unesco. Durante a procissão, 13 carros acompanham a multidão para que os devotos possam depositar suas promessas, em geral grandes velas ou objetos de cera que simbolizam as graças alcançadas. Chamados de ex-votos, estes objetos são posteriormente catalogados e passam a integrar o acervo do museu do Círio.

Outro grande símbolo da celebração é a Corda do Círio. O ícone é esticado pela Guarda de Nazaré e pela diretoria da festa ainda na madrugada e sua chegada é sempre comemorada pelos fiéis. A corda tem 400 metros e pesa aproximadamente 600kg. Aproximadamente 7 mil pessoas conduzem a corda que puxa a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré pela romaria.

A Corda faz parte do Círio desde 1855, quando, por causa de uma forte chuva, a feira do Ver-o-Peso ficou inundada. Na época a berlinda era conduzida por um carro de boi, que não pode passar. A solução foi atar cordas a fim de que os romeiros pudessem desatolar a Berlinda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias