Home / Cultura

CULTURA

Mauricio de Sousa completa 80 anos

No dia 27 de outubro de 2015, o criador da Turma da Mônica, marca que há décadas faz parte do imaginário de crianças e adultos, chega ao seu octogésimo aniversário cheio de disposição e criatividade para levar sempre novidades aos fãs dos personagens. Mauricio de Sousa é presidente da Mauricio de Sousa Produções e há 55 anos dedica seu talento aos quadrinhos, que encantam os leitores do Brasil e do mundo com suas aventuras e histórias educativas. Ele é um dos maiores e mais famosos desenhistas do País, e seu carisma agrada todo o público.

O primeiro autor do segmento dos quadrinhos a ingressar em uma academia de letras – a Academia Paulista de Letras, Mauricio de Sousa, que é considerado escritor para crianças pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), fez e continua a fazer história no universo literário. Prova disso é sua participação destacada nas Bienais do Livros.

Neste ano, Mauricio foi o grande homenageado da 17ª edição da Bienal do Livro Rio, que contou com diversas atividades relacionadas ao desenhista na programação cultural. Durante o evento, o desenhista também recebeu o prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entregue a cada dois anos a pessoas e entidades empenhadas na promoção da leitura.

Plano_de_fundo_Turma_da_Monica

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Turma_da_Mnica__1296083666

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias