Home / Cultura

CULTURA

A busca pela realidade virtual

Desenvolvido pela Sony, empresa japonesa de produtos eletrônicos, o Playstation chegou às lojas do Japão no dia 3 de dezembro de 1994, 21 anos atrás. Foi comercializado durante toda uma década, em várias partes do mundo, chegando à incrível marca de 102 milhões de unidades vendidas. O vídeo game marcou uma geração com jogos consagrados como Grand Turismo, Winning Eleven, Crash Bandicoot, Tekken e vários outros. Teve sua fabricação descontinuada apenas em 2004, quatro anos depois do lançamento de seu sucessor, o Playstation 2.

Antes de tornarem-se concorrentes no mercado dos videogames, a Sony e a Nintendo tentaram uma parceria na década de 1980. Conhecida como SNES-CD ou Nintendo Play Station, o projeto não saiu dos papéis. A intenção era utilizar CDs para complementar a funcionalidade dos cartuchos usados nas máquinas da Nintendo. Ken Kutagari, considerado pai do Playstation continuou desenvolvendo com a Sony o novo console, assim que a parceria com a Nintendo falhou. O resultado seria o Playstation, que seria comercializado no Japão quase uma década depois.

O sucesso da máquina da Sony causou grande impacto no mercado dos vídeo games, e acabou influenciando as gerações seguintes de consoles. Foi primordial para o fim do uso de cartuchos em vídeo games, que deram lugar aos CDs. O Nintendo 64, da concorrente Nintendo, foi o último a utilizar cartuchos, migrando para o CD em seu lançamento seguinte, o GameCube. O Playstation conseguiu colocar a Sony na liderança de vendas de consoles no mundo, cargo ocupado pela Nintendo durante uma década. O vídeo game da Sony também diminuiu a expressividade da Sega, então vide-colocada em vendas de jogos eletrônicos.

Entre os mais populares personagens da era Playstation está Crash Bandicoot. Trata-se de uma versão geneticamente modificada de um bandicoot, mamífero nativo da Oceania. Ele enfrenta vários desafios em um jogo de aventura, destruindo caixas e coletando maças, no objetivo de impedir os planos malignos do cientista Neo Cortex e seu exército do mal. A série de jogos teve início em 1995 e hoje conta com mais de 18 jogos diferentes, passeando por vários gêneros, desde variedades (Crash Bash) a corrida (Crash CTR).

A terceira edição da série de jogos de luta Tekken, lançado em arcades e Playstation “1”, chegou ao mercado, em março de 1997, e logo passou a ser um dos jogos de luta mais pedidos do momento, dando sequência a uma longa série, que dura até hoje. O jogo tem o mérito de ter conseguido uma das melhores dinâmicas e jogabilidades do console Playstation, sendo melhorado em relação ao seu anterior em vários aspectos, como: maior velocidade e recuperações de queda diferenciadas. O capoeirista brasileiro Eddy Gordo fez bastante sucesso e ajudou a popularizar o game no Brasil.

O apresentador de TV Yudi Tamashiro, que comandou por 7 anos o programa infantil Bom Dia & Cia, exibido pelo SBT. Ficou bastante conhecido por conta de um quadro do programa que exibia uma roleta com vários prêmios ofertados aos telespectadores que participavam por telefone. O Playstation era o prêmio mais desejado pelos participantes, e bastava a roleta começar a girar para que Yudi começasse a repetir “Playstation! Playstation!”. Ele fez ainda o Funk do Playstation e uma tatuagem na panturrilha com o logotipo do produto. Yudi também foi escolhido pela Sony para representar seu console em uma feira de jogos no Brasil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias