Home / Cultura

CULTURA

Uma fábrica de heróis

A coluna Diário do Artista de hoje está especialmente voltada para o público geek. Ou seja, para aqueles fãs declarados de histórias em quadrinhos, games, animes, mangás ou toy arts. À estas almas, muitas vezes, incompreendidas, que dispensam veementemente uma balada, mas perderiam noites de sono pensando na estreia do próximo filme do Star Wars –que, aliaás, está marcada para o final do ano que vem. E, é por estes motivos, que este público crescente pode colocar em sua lista de ídolos, mais um nome: o do escritor Paulo Mendes.

Este artista mineiro, radicado em Goiânia tem méritos para tal. Pois, como poucos, ele pode realizar o sonho nada reprimido deste público, de possui, por exemplo, o escudo do Capitão América, o martelo do Thor ou até mesmo uma réplica da cabeça do Motoqueiro Fantasma.

È voltada para este imaginário rico em ação, emoção e superpoderes, a vida de Paulo Mendes. Sua profissão é: esculpir heróis do entretenimento. Ou seja, ele vive de reproduzir aqueles pelos quais um nerd que se preze sabe dizer até o sobrenome do meio – se for o caso.

E, deste universo, Paulo Mendes também entende muito bem, pois, também reside nele. Foi, inclusive, por esta paixão pelos super-heróis, estatuetas de personagens de filmes, games e desenhos, que ele trocou a profissão de protético, pela a de artista.

“Desde criança gosto de quadrinhos e este fascínio foi aumentando com a idade, com o tempo fui querendo dar mais materialidade e tridimensionalidade aos personagens que eu gostava. Assim, os transformei em estatuetas colecionáveis”, explica.

Hulk, esmaga!

A vontade de retratar seus heróis com perfeição o fez dedicar anos a fio de estudo, que tinham como objetivo chegar a uma técnica ideal. Nesta busca ideias foram surgindo, as pessoas gostando e, melhor querendo comprar suas obras – o que de fato o surpreendeu. E, foi desta maneira, que Paulo Mendes se tornou escultor e modelador em tempo integral.

A técnica e forma de trabalhar, do artista são amplas e ele não se importa em revelar sua evolução. “Comecei com a esculpir com biscuit, e ao longo do tempo fui aprimorando minhas técnicas. Hoje,meu material de trabalho preferido é a cera de modelagem, mas trabalho também com argila, cerâmica plástica, massa epoxi, dentre outros materiais de modelagem”, revela.

Já o seu estilo, Paulo Mendes define como “detalhista”, o que vem a calhar com o processo artístico de toda sua obra. Pois, antes de seus desenhos encherem os olhos dos nerds, este escultor se desdobra sempre em um longo de processo de observação e construção.

Seus personagens têm direito até a uma espécie de esqueleto, que ele faz com armação de arame. “Depois começo a ‘blocar’, que é dar volume com a massa. Feito isso, eu começo a dar a forma, tendo cuidado com simetria, volume e características  físicas do personagem. Por fim, faço os detalhes finais e acabamento com alisamento com pincel e algum liquido pra alisar a massa”, detalha.

Entre os personagens que esculpe, ele não esconde que prefere homenagear os que levam aparência mais poderosa. “Gosto dos mais fortes, como o Hulk, onde posso exagerar na musculatura, ficando assim uma peça mais impactante. Também gosto do personagem Homem de Ferro, com sua armadura imponente”, revela.

Hollywood

Sucesso junto ao público nerd, no final do ano passado, Paulo Mendes participou daquilo que pode ser o “Carnaval” do mundo geek. Marcou presença na 1ª Convenção de Quadrinhos, que aconteceu na a Vila Cultural Cora Coralina.Para o futuro, ele planeja continuar com as esculturas, mas pretende “mudar de fase”, em relação aos seus projetos. “Quero expandir meus trabalhos, fazer mais peças em tamanho real e um dia, quem sabe trabalhar na indústria do cinema, criando peças para filmes de ação, ficção”, sonha.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias