Home / Cultura

CULTURA

Você leria duas vezes?

Na estante vejo vários livros de autores brasileiros e mundiais. O número de exemplares não é grande e faz muito tempo que finalizei a leitura de cada uma destas obras. Porém, mantenho todos na prateleira com um ar de troféu conquistado. Antes de escolher o livro que vou manter comigo penso uma coisa: essa obra vale a pena ser lida mais de uma vez? Com a resposta positiva o trabalho vira algo permanente. De fato, alguns trabalhos são eternos e uma primeira leitura não arrecada mais que emoções superficiais daquela história. Um bom livro tem meneios em cada frase e nas entrelinhas cabe uma infinidade de universos.

Pensando nesses trabalhos que merecem uma re-visitação questionamos os leitores do Diário da Manhã sobre qual livro eles leriam mais de uma vez. Confira abaixo a lista das obras mais comentadas pelos leitores:

Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa


Entre os mais comentados pelos leitores está um livro brasileiro. O clássico da nossa literatura, Grande Sertão: Veredas, escrito por Guimarães Rosa merece ser relido anualmente. A linguagem inventiva do livro mistura os relatos do ex-jagunço Riobaldo com uma poética interessante. Uma prosa poética que abriga diversos mistérios assim como o próprio sertão relatado no livro.

Grande Sertão: Veredas foi publicado em 1956 com 600 páginas e sem nenhum capítulo. O romance é um misto de romance com experimentações lingüísticas da primeira fase do modernismo. Fundidos com a temática regionalistas o livro é poesia pura e vale ser lido uma, duas, dez vezes.

Metamorfose – Kafka


Dizem que Metamorfose é um livro que se lê rápido. Alguns dos leitores afirmam que conseguiram começar e terminar a leitura em apenas 24h. Fato que não tira a relevância da obra, mas o contrário: permite que o livro seja visitado com uma freqüência maior. A Metamorfose é uma novela escrita pelo alemão Franz Kafka. Foi publicada pela primeira vez no ano de 1915 e é o texto mais conhecido, comentado e estudado do escritor.

O livro narra o pesadelo de dormir homem e acordar barata. A descrição de Kafka é perfeita e transporta o sentimento desesperador do personagem principal para o leitor, fazendo que a gente se sinta realmente na pele de um asqueroso inseto.


Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marquez


O colombiano Gabriel Garcia Marquez dizia que um bom escritor estaria sempre escrevendo o mesmo livro, várias e várias vezes, e no seu caso ele estaria fazendo o livro sobre a solidão. Verdade. O livro Cem anos de solidão é um universo de sentimentos e personagens incríveis. A trama é escrita em realismo fantástico onde o autor brinca com elementos fantasiosos em meio a um narração tecnicamente real (um exemplo é o personagem Maurico Babilônia que por onde vai é seguido por várias borboletas amarelas)

Como livro Gabriel conquistou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1982. É considerado um dos melhores livros da literatura hispânica, dividindo o pódio com Dom Quixote. O livro conta a história da criação de uma aldeia fictícia chamada Macondo e da família (os Buendía) responsável ela povoação deste local. Cem anos de solidão merece ser lido mais de cem vezes.


Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis


Várias obras de Machado de Assis são lembradas quando perguntamos qual livro você leria duas vezes. Porém, Memórias Póstumas de Brás Cubas foi o livro que apareceu com mais freqüência nos comentários. O livro marca um tom cáustico e novo estilo na obra de Machado de Assis, bem como audácia e inovação temática no cenário literário nacional, que o fez receber, à época, resenhas estranhadas.

A história já tem um tom específico no começo do livro, quando o narrador afirma estar contando a história depois de morto, do túmulo (defunto-autor). No livro Machado aborda questões como a escravidão, as diferenças entre as classes sociais e teorias positivistas. Coisa que não se pesca em uma única leitura.

Veja os demais livros da lista:


Água Viva- Clarice Lispector

Dicionário

Admirável Mundo Novo – Huxley

Miolos Frescos - Jeanne Callegri

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal de Aquino

O Lobo da Estepe - Hermann Hesse

Misto Quente – Bukowiski

Contos de amor rasgados - Marina Colasanti

Sagarana - Guimarães Rosa

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias