Home / Cultura

CULTURA

Hocus Pocus a magia da cultura Punk

“Se não tiver o que procura, pode ter o que nunca pensou encontrar” - Com esse slogan profético, todos que já passaram pela Av. Araguaia, quase chegando ao Parque Mutirama, certamente sentiram uma pontada de curiosidade de adentrar aquele recinto. O cheio de livros, papel guardado e incenso é inconfundível. Que atire a primeira pedra quem nunca comprou uma camiseta da sua banda predileta (por mais obscura que seja), para poder causar nos rolês do Martim ou bebedeiras nas praças.

A Hocus Pocus, atualmente é voltada principalmente para o segmento de quadrinhos, porém ainda trabalha com camisetas de rock, discos de vinil e livros - muitos livros. Porém nesses 24 anos de existência a loja, para sobreviver, sempre veio se adaptando as mudanças da modernidade. Já houve época que a loja só trabalhava com discos de vinil, passando depois para o CD, Revistas pornográficas além de outras "bugingangas". Fora os gatos que habitam as montanhas de gibis e outros objetos estranhos, não é incomum você pegar um livro e se deparar com um bichano lambendo seus dedos.

underground goiano: já patrocinou eventos que forma desde lançamentos de fanzines até grandes festivais (curiosidade, desde o primeiro Goiania Noise Festival a loja ajuda o evento, que hoje é um dos maiores e mais respeitáveis festivais de rock do Brasil).

Tal relação com o underground vem de família, pois os dois irmãos do "Junin", respectivamente: Luiz "Fafau" foi um dos primeiros fanzineiros de Goiânia (isso nos anos 1980) e o outro irmão Paulo César (vulgo "Paulin") é uma figura bastante conhecida da Feira da Marreta (point culturalmente conhecido da população e da polícia pelos produtos que lá são encontrados!). É uma família oriunda do Bairro Crimeia Oeste com muito orgulho, tanto que o bairro tem seu próprio jornal com uma coluna escrita pelo patriarca da família, o senhor Moaçir Asunção "Pai".

O acervo de gibis, quadrinhos gringos e todo tipo de material ligado a cultura Otaku é invejável. Para quem é fã ou colecionador, passar horas garimpando nas caixas e arquivos da Hocus Pocus, pode ser uma experiência transcendental. Fora a venda de material alternativo, a loja também é grande incentivadora da cena de produção independente de livros e Zines na capital, sempre fazendo questão de comprar algumas unidades para compor o catálogo do lugar.

Aniversário

É de costume nos dias que marcam a data de fundação do lugar, eventos com bandas de HC e Punk se apresentarem, antes na parte superior da loja, na calçada e em outros inferninhos diversos da capital. Nesse ano a festa fica por conta da sobra da árvore em frente ao Grande Hotel no centro, com um rolê totalmente gratuito.


Shows:


MECHANICS,

DIABO VELHO,

REPUGNÂNCIA

TERROR REVOLUCIONÁRIO (DF)

Serviço:


Aniversário da Hocus Pocus

Data: Sábado dia 21 (Hoje)

Horário: A partir das 14 horas até as 20h

Local: Grande Hotel, na Avenida Goiás com a Rua 03 - Centro

Todo o evento é gratis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias