Cultura

Diversidade Humana

Itatiaia: a vila na região norte de Goiânia que reúne pessoas de vários cantos do mundo

diario da manha

Várias histórias circulam em volta da Vila Itatiaia, bairro pioneiro na região Norte de Goiânia. Foi criada na segunda metade da década de 1970 através da demanda de funcionários do Campus II da Universidade Federal de Goiás (fundado em uma área até então quase isolada do resto da cidade). Atualmente, para muitas famílias, o clima acolhedor e o bom humor dos moradores e comerciantes fazem do Itatiaia a melhor opção de lazer para o fim de semana em Goiânia.

O crescente fluxo de pessoas em torno do Campus Samambaia, que reúne estudantes, professores e trabalhadores (de todos os cantos da capital, cidades do interior, outros estados, tribos indígenas e até de outros países) torna o bairro vizinho uma enciclopédia viva de culturas. Numa passagem rápida pelos bares e sorveterias é possível perceber o ecletismo. Sertanejo universitário, Chico Buarque, Legião Urbana, Facção Central, samba, batuques ativistas e cantoria à capella fazem a trilha sonora do ambiente. Sentadas, as pessoas discutem desilusões amorosas, o preço da passagem do ônibus, Simone de Beauvoir, Kant, e o futuro da humanidade.

A estrutura da Vila Itatiaia chama a atenção pela preocupação com o meio ambiente e com o lazer de sua população. O setor é delimitado por duas avenidas. No lado Oeste, a Avenida Esperança da acesso ao Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. No lado leste, a Avenida Planície concentra grande parte do comércio, com restaurantes, mercados, farmácias e agência lotérica. Entre as duas avenidas, dois blocos de casas são divididos ao meio pela grande faixa verde do Parque Ambiental Itatiaia, que possui pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra de esportes e pista de skate.

No artigo científico ‘Goiânia, crescimento urbano e demandas habitacionais’, apresentado em 2015 pela historiadora Camila Arantes Melo, é possível observar alguns aspectos do planejamento inicial da região Norte da cidade nos anos 1970, até então pouquíssimo urbanizada. “A Região Norte de Goiânia comporta três conjuntos habitacionais: a Vila Itatiaia, o Jardim Guanabara II e o Jardim Guanabara III, os conjuntos foram implantados entre a 5 década 1970 e 1980, e se enquadram na política do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), onde a gestão pública, com o objetivo de enquadrar o estado de Goiás na política habitacional do SFH, criou em 1964 a Companhia de Habitação de Goiás”.

Pista de skate
Beco
Alegoria no parque
Muro estilizado
Mata que abriga a nascente
Nascente do ribeirão João Leite
Casa simples
três décadas

Comentários