Home / Cultura

CULTURA

Chacina de Quintino

Durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), vários grupos políticos de resistência foram criados no país, principalmente após a emissão do Ato Institucional Nº 5 (conhecido como AI-5), que garantia aos militares o direito de punir arbitrariamente qualquer um que se manifestasse contra o regime vigente. O VAR-Palmares foi um desses grupos. Ele utilizava de táticas de guerrilha urbana em defesa do fim da ditadura militar e da instalação de um Estado Socialista no país. No dia 29 de março de 1972, Lígia Maria Salgado Nóbrega, Antônio Marcos Pinto de Oliveira e Maria Regina Lobo Leite Figueiredo, militantes do VAR,  foram assassinados por militares.

As mortes foram atribuídas a agentes do DIC/CODI (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna), criado para combater supostos inimigos da ditadura militar, e, consequentemente – segundo os militares, da segurança nacional. Para os opositores do regime militar, o DIC/CODI era na verdade uma ferramenta que visava manter o regime totalitário e silenciar qualquer iniciativa ideológica oposta aos militares. Eles alegavam que o grupo era responsável por diversos atentados à segurança nacional, através de assaltos, sequestros e ataques que ameaçavam a impermeabilidade e superioridade absoluta dos militares e colocasse em dúvida suas ações.

Mortes


Entre as vítimas da Chacina estava a guerrilheira Lígia Maria Salgado de Nóbrega. Ela tinha apenas 24 anos e estava grávida de dois meses. Em 2013, a Revista Istoé chama Lígia Salgado de “A Dilma que morreu”, afirmando que se a atual presidente não estivesse presa no início de 1970, poderia ter sido ela a estar na casa de Quintino. Cursou pedagogia na USP, e chegou a atuar como educadora. Em 1970 passou a militar e participar de ações da VAR-Palmares.  Natural de Natal, Rio Grande do norte, hoje é considerada um símbolo do movimento estudantil e da resistência ao totalitarismo. Segundo os agentes, Lígia teria sido atingida por um tiro na perna, apesar de seu corpo apresentar um tiro na cabeça e escoriações nas costas.

Também foi morta na ocasião Maria Regina Lobo Leite Figueiredo, de 33 anos, que também dedicava-se à pedagogia. Ela deixou duas filhas, Isabel e Iara, que tinham três e quatro anos em 1972. O pai das meninas, que também era militante da resistência à ditadura, tinha sido morto em abril de 1971 no recife. A outra vítima, Antônio Marcos Pinto de Oliveira, tinha apenas 22 anos. Antes de integrar a VAR-Palmares fazia parte da militância da Ala Vermelha do Partido Comunista do Brasil. Atuava no movimento estudantil carioca desde 1966, como secundarista. Entrou para a “clandestinidade” quando viu vários amigos serem presos ao realizar trabalho comunitário em 1971.

O caso foi reescrito 41 anos depois, pela Comissão da Verdade, responsável por investigar violações aos direitos humanos durante o período da ditadura militar brasileira. A Comissão conseguiu o depoimento de um especialista do IML, responsável por examinar os corpos em 1972. Ele afirmou que não havia vestígio de pólvora nas mãos das vítimas, o que descarta a versão dos militares, que alegava troca de tiros. Também foram consultados documentos antigos e testemunhas que presenciaram a ação na época. Elas contaram que Lígia foi assassinada, ainda na porta da casa, depois de se render.O assassinato dos três foi constatado pela comissão, o que permitiu que as famílias processassem o Estado.

VAR-Palmares


A Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) foi uma organização política que utilizava táticas de guerrilha urbana para combater a ditadura militar brasileira. Surgiu em 1969, tendo na primeira direção nomes como Carlos Lamarca (morto em 1971), Maria do Carmo Brito (socióloga) e Carlos Franklin de Araújo (ex-marido e pai da filha da atual Presidente da República) Dilma Rousseff. A maior operação do VAR-Palmares foi o roubo do cofre do recém-falecido ex-governador de São Paulo Adhemar Bastos, em 18 de julho 1969. O cofre continha cerca de 2,5 milhões de dólares (que hoje valeriam mais de 20 milhões de reais), e localizava-se na casa de sua secretária e amante Ana Guimol Benchimol Capriglione.

Foi o próprio Lamarca quem anunciou o sucesso da ação à imprensa, emitindo o seguinte comunicado: “Depois de uma longa investigação, localizamos uma parte da famosa ‘caixinha’ do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros, enriquecido por anos e anos de corrupção. Conseguimos US$ 2,5 milhões. Esse dinheiro, roubado do povo, a ele será devolvido”. A organização sabia ainda de outros sete cofres deixados pelo ex-governador. O evento costuma ser lembrado por camadas da extrema direita, favoráveis à permanência dos militares no poder do País, como “

o maior golpe da história do terrorismo mundial". Dilma Rousseff fazia parte da organização, mas não atuou no roubo, afirmando ainda que "Se tivesse tido, não teria nenhum problema em admitir".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias