Home / Cultura

CULTURA

Procissão do Fogaréu reúne cerca de 20 mil fiéis na Cidade de Goiás

A Procissão do Fogaréu que ocorre na Cidade de Goiás, 142 km de Goiânia, teve início na noite de quarta-feira, 23, para esta quinta-feira, 24, após o toque da fanfarra que toca tradicionalmente à meia noite da quarta de trevas para a quinta santa, as luzes da cidade se apagam, dando lugar às tochas, posicionadas por integrantes da representação religiosa.

O evento contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas e é apontado como uma das maiores tradições religiosas do estado. Durante o espetáculo as representações revivem a perseguição e prisão de Cristo.

Durante a procissão, quarenta farricocos, personagens vestidos com túnicas coloridas e capuzes pontiagudos, simbolizam soldados romanos que se concentram em frente à Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, localizada na praça principal da cidade. Uma multidão de fé acompanha a tradição, partindo à procura de Jesus Cristo.

Os farricocos, com pés descalços seguem pelas ruas de pedra da Cidade de Goiás rumo à escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um símbolo que representa a realização da última ceia, porém, segundo as crenças, Jesus não estava mais por lá.

A caminhada segue em direção à Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Jardim das Oliveira descrito na Bíblia. Na igreja, ao som de um clarim, instrumento musical, é decretada a prisão de Jesus, simbolizada por um estandarte de linho pintado pelo artista plástico Veiga Valle.

A tradição provinda da Espanha e Portugal ocorre na Cidade de Goiás desde 1745. O evento histórico foi levado á cidade pelo padre espanhol João Pereselo Espíndola.

A cidade possui arquitetura colonial e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), o que atrai visitantes de todos os lugares do Brasil e do exterior.

O ritual que antes representava a penitência e condenação pública de pescadores, com o passar dos anos, passou a ser uma festa religiosa.

A Procissão do Fogaréu é um dos eventos que mais movimenta a economia e o turismo local, perdendo apenas para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) que ocorre na cidade desde 1999.

procissão 01

procissão 03

procissão 04

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias