Home / Cultura

CULTURA

Marvin Gaye, um reinventor da música pop

Nascido em uma família simples, filho de uma trabalhadora doméstica e de um ministro protestante, Gaye teve suas primeiras experiências vocais, assim como vários ídolos do soul, dentro da Igreja. Ele tinha apenas quatro anos quando começou a soltar a voz, acompanhado do pai que tocava piano. Construiu uma carreira sólida na música a partir dos anos 1960. Nesse período gravou mais de 15 discos. Sua carreira sofreu mudou radicalmente no inicio dos anos 70. Depois de passar por forte depressão devido à morte da parceira musical Tami Terrel, reformulou seus posicionamentos diante da música e em 1971, no auge de sua criatividade, lançou ‘Whats Going On’, considerado um dos discos mais importantes da historia.

Consagração


‘Whats Going On’ é um disco revolucionário para a música norte-americana (e consequentemente do mundo todo), pois representa o momento de nirvana de um artista que se via preso aos tentáculos de sua gravadora. Em 1970, Marvin Gaye era um artista já reconhecido, mas pensava em encerrar sua carreira, tanto por conta da perda de sua parceira musical Tami Terrel (morta aos 24 anos por um tumor cerebral), quanto pela falta de motivação que via nas barreiras impostas pela gravadora ao seu processo criativo. O disco foi lançado em 1971, e traz um conteúdo lírico bastante pessoal e expressivo, abordando espiritualidade, pobreza e corrupção policial.

Além da profundidade dos temas abordados nas letras do álbum, ‘Whats Going On’ também representava uma releitura das possibilidades da música pop, através da mistura de elementos musicais do soul, do jazz, da música clássica e do funk. Em 2003, ‘Whats Going On’ de Marvin Gaye foi eleito o sexto melhor disco de todos os tempos pela Revista Rolling Stone Americana. O disco também foi chamado de ‘Sgt. Peppers’ da música soul, em referência ao sucesso e a importância do disco dos Beatles para o rock e para a psicodelia nos anos 1960. Na comunidade virtual Rate Your Music, o disco já foi avaliado por mais de 8500 ouvintes, e atualmente se encontra na posição 89 no top 100 geral do site.

O disco foi o primeiro a ser produzido pelo próprio Marvin. Suas nove canções formam um álbum conceitual, tendo em vista que as canções, em sequência, dirigem-se umas às outras, e abordam um mesmo viés de pensamento. A Guerra travada entre os Estados Unidos e o Vietnã, bem com seu impacto na vida da população, somado às discussões humanitárias que ela levantava em torno do assunto tiveram grande influência na composição do álbum. A emancipação artística de Gaye depois de ‘Whats Going On’ permitiu que ele escrevesse outros discos aclamados pela crítica, como ‘Let’s Get It On’ (1973), ‘I Want You’ (1976) e ‘Here, My Dear’ (1978).

A morte de Marvin Gaye é uma das mais controversas do mundo artístico. Problemas na produção do disco ‘In Our Lifetime’ (1981) fizeram-no desligar-se de sua gravadora, a Motown. Em uma nova gravadora, saiu em turnê pelos EUA, onde realizou o último show em 1983. Depressivo e com outros problemas de saúde, voltou a morar com os pais. Gaye foi assassinado pelo próprio pai, com quem discutia frequentemente por motivos religiosos e econômicos. A arma usada pelo pai de Gaye, o Sr. Marvin Gay pai, havia sido um presente dado pelo próprio filho. O artista foi morto no dia 31 de março, um dia antes de seu aniversário de 45 anos, que seria comemorado em 1º de abril.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias