Home / Cultura

CULTURA

Zoeira em alta temperatura 1000º

Desde que o mundo digital migrou do extinto Orkut para a rede social de Mark Zuckerberg, algumas das milhares de “comunidades” do Orkut tentaram se manter na nova rede, e muitas outras surgiram, mostrando que o Facebook, além de mais bonitinho, dispunha de muito mais ferramentas de interatividade e de compartilhamento de conteúdos. Surgiram então páginas gigantes, em se tratando de número de curtidores, como são chamados os internautas que deram aquele famigerado “like” em determinada página. “Irmã Zuleide”, “Ajudar o povo de humanas a fazer miçanga”, “Luciano Huck”, “Horóscopo da Depressão”, Montagens Mil Grau” são apenas alguns exemplos das páginas com o maior número de curtidores e compartilhamentos, entre os usuários mais jovens do site.

Por falar em “Montagens Mil Grau”, foi de lá que veio a inspiração para o grupo de amigos goianienses criarem a página mais adorada do Estado de Goiás. Muitas páginas surgiram, tiveram seu ápice, e logo caíram no esquecimento do público comedor de pequi. “Goiânia da Depressão” é um exemplo dessas páginas. Foi um sucesso, mas o que as mantém ativas são os conteúdos inovadores, coisa que os meninos do GOi4n1a M1L GR4U têm conseguido fazer com bastante êxito. Não posso ser injusta e esquecer de mencionar também a “Enquanto Isso em Goiás”, outra página que representa com bastante humor o cotidiano dos moradores do Cerrado.

Tudo começou como uma brincadeira (não que tenha deixado de ser), entre os amigos Diórgenes, Leonardo e Kaio Patrick (Kaio participou de todas as etapas desde o começo da página, porém não mais integra a equipe administrativa). Uma distração para exercer a criatividade dos amigos. Inspirados pela página Montagens Mil Grau, a dupla usava e ousava das montagens pouco elaboradas propositalmente, erros de português e muito senso de humor, satirizando o cotidiano da população goianiense, seja se espremendo num 020, ou comprando água da chuva a um real no Eixo Anhanguera. De repente, a página já tinha mais de setenta mil curtidores, e os amigos viram que a coisa tinha ficado séria.

Lamentavelmente, a página foi derrubada, segundo Diórgenes, por possíveis haters (grupo de pessoas que propagam o ódio e cyberbullying). “Não sabemos o motivo, mas temos haters. Não desistimos, então criamos uma nova Goiânia Mil Grau, e a vimos recuperar os likes”, diz o jovem de vinte e três anos. Diferentemente dos outros três integrantes administradores da página, que estudam ou atuam na área de comunicação, Diórgenes é estudante de Ecologia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Goiás.

Após conseguirem colocar a GOi4n1a M1L GR4U no ar novamente, recuperarem os likes e perceberem o crescimento constante da página, Diórgenes e Leonardo convidaram mais dois outros amigos para incorporarem a administração. “Éramos somente eu, Diórgenes Alves e o Leonardo Parreira, nos dedicando à página. Como disse anteriormente, era um hobby, mas percebíamos que poderia ir além. Então chamamos dois amigos para embarcarem no projeto, que seria obter lucro com a página, para termos mais tempo de dedicação, já que entre faculdade e estágio não sobrava muito tempo pra dedicar à página. Convidamos o Erykson Maicon e Edmar Junior, que são da área da publicidade, da qual o Leonardo também faz parte, e possuem um senso de humor parecido com o nosso”, analisa.

Segundo Leonardo Parreira, o que lucram com a página “não dá nem pra pagar o sorvete no Portal”, nas o quarteto aposta na rentabilidade da página, e estão trabalhando em projetos como a criação de um site próprio, a venda de camisetas (Goiânia Horror Story está entre as favoritas desta jornalista), e cartões de visita para divulgação. Quem esteve no Goiânia Noise, no começo de agosto, certamente chegou a pegar aquele cartão Sitpass (um mimo) de divulgação da GOi4n1a M1L GR4U.

Recentemente a internet dos goianos balançou, quando a página divulgou uma série de vídeos inspirada em séries famosas, a exemplo da abertura de Stranger Things e a genial saga Game of Terminais. “Dedicamos o nosso sucesso à renovação de conteúdo que temos, sem abandonar as origens. Estamos sempre acompanhando o que rola na internet, vemos bastante memes, lemos bastante, e claro, assistimos séries – que trabalho árduo (risos)”, brinca Diórgenes.

Sobre os processos, que muita gente acredita que esses rapazes já sofreram, Leonardo revela que nunca foram acionados judicialmente, mas que recebem denúncias via facebook constantemente. Em um post em que os jovens comparam quem prefere Caldas Novas a Pirenópolis, houve quem achasse ofensivo, denunciando o post e impossibilitando Leonardo de operar a conta. É complicado, hoje a gente faz uma coisa e a pessoa curte, compartilha etc, daí amanhã a gente toca em outro assunto e a pessoa acha ruim. Mas se fosse ‘só’ achar ruim , tudo bem. O problema é que eles acham ruim e ‘tem’ que denunciar”, desabafa.

Os adminitradores

Diórgenes Alves tem 23 anos, goianiense de nascença, mas residente em Aparecida de Goiânia. Como já citado, é o único da página que não estudou Comunicação Social. É aluno da Universidade Federal de Goiás, cursa Ecologia e Análise Ambiental. Um dos fundadores da página, já representou a GOi4n1a M1L GR4U em vários programas de rádio e televisão.

Edmar Júnior tem 23 anos, é publicitário, atua como coordenador de conteúdo na agência digital goianiense #JogoDaVelha. Edmar nasceu em Goianésia e afirma que sempre fora fã do trabalho dos meninos da GOi4n1a M1L GR4U. “Sempre que podia enviava sugestões de conteúdo para o pessoal. Aí recentemente fui convidado para fazer parte da equipe. Vejo muito potencial na página, pela maneira criativa e ousada que comunicamos e pela carência que Goiânia tem no tipo de conteúdo que produzimos”. O publicitário acredita que a maior dificuldade que a página enfrenta atualmente é rentabilizar o trabalho, de maneira que facilite o investimento em conteúdo.

Leonardo Eduardo Parreira é o caçula da turma e também um dos fundadores da GOi4n1a M1L GR4U. Estudante do quarto período de Publicidade e Propaganda, estagiário no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, faz outro trabalho de gerenciamento de mídias sociais.

Erykson Maicon tem 21 anos e conheceu Leonardo na faculdade. Como sempre gostou de desenhar, dublar e era bastante criativo, Leonardo acreditou no potencial de algumas tirinhas que Erykson havia desenvolvido e o convidou para integrar o corpo de administradores da página. “Entrei para a Goiânia Mil Grau há alguns meses, juntamente com três caras mais doidos que eu. Temos procurado melhorar cada vez mais nosso conteúdo, sempre valorizando nosso público".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias