Home / Cultura

CULTURA

Morte de protagonistas em novelas já alterou tramas e antecipou fim

Santo dos Anjos, personagem de Domingos Montagner em Velho Chico, chegará até o fim da novela como o grande herói. A Globo informou sábado (17) que não mudará o curso da trama das 21h, a duas semanas do fim.

Montagner morreu em Canindé do São Francisco (SE) na tarde de quinta (15), afogado no rio onde se passa a história de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Ele mergulhava com a atriz Camila Pitanga, seu par romântico na ficção, durante um intervalo das filmagens.

Restavam poucas cenas a ser gravadas pelo ator. A solução foi adotar uma câmera subjetiva: as cenas serão filmadas a partir do ponto de vista de Santo, como se o espectador visse pelos olhos do personagem.

A decisão é uma “homenagem a Domingos Montagner e ao grande trabalho realizado por ele na construção de Santo”, segundo nota do canal.

Há 24 anos, outro acontecimento trágico aconteceu durante a novela “De Corpo e Alma”, de Gloria Perez. Sua filha Daniella vivia Yasmin, personagem que conquistou o Brasil e alçou a atriz à fama.

Daniella foi assassinada pelo colega de cena, Guilherme de Pádua – que vivia Bira –, e por Paula Thomaz, mulher dele na época.

O crime aconteceu em dezembro de 1992, três meses antes do último capítulo ir ao ar. Para que a novela seguisse, a morte da atriz foi resolvida pelos roteiristas com uma viagem de estudos da personagem para outro país.

Abalada pela morte da filha, Gloria se afastou do trabalho por uma semana. Nesse período, os capítulos foram escritos pelos autores Leonor Bassères e Gilberto Braga. No episódio seguinte à morte de Daniella, a Globo homenageou a atriz incluindo depoimentos de amigos.

JARDEL FILHO

Dez anos antes, a emissora havia enfrentado outro dilema, no folhetim Sol de Verão, exibido entre outubro de 1982 e março de 1983.

Em fevereiro, morreu Jardel Filho, aos 55, em decorrência de um infarto. Jardel era um dos personagens principais da novela, e a solução encontrada foi matar também o personagem.

Pesquisas de opinião apontaram que o público queria ver Sol de Verão até o fim. O autor, Manoel Carlos, era amigo de Jardel e não conseguiu continuar. Coube a Lauro César Muniz escrever os capítulos restantes da história, que foi abreviada a pedido da direção da emissora.

Em abril deste ano, um mês após a estreia de Velho Chico, o ator Umberto Magnani morreu devido a um acidente vascular encefálico, aos 75 anos. Ele vivia o padre Romão, que foi substituído na paróquia por um novo religioso, o padre Benício, interpretado por Carlos Vereza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias