Home / Cultura

CULTURA

Uma academia para sua melhor amiga

Quem se lembra da cena do filme brasileiro O Homem Que Desafiou o Diabo em que a atriz Fernanda Paes Leme retira de uma tábua um prego usando sua vagina? Pois bem, a cena que chamou a atenção de todos que assistiram ao filme deixou passar batido um simples detalhe: a prática do pompoarismo. Claro que se trata apenas de uma alusão à prática, e nem esta jornalista que vos escreve, nem o diretor do filme, o nobre Moacyr Góes, recomenda às leitoras que se aventurem a arrancar pregos com suas vaginas. Contudo, a prática do pompoarismo tem se tornado cada vez mais popular entre as mulheres brasileiras, com seus benefícios múltiplos e várias razões pelas quais estas mulheres procuram se familiarizar com a prática.

O motivo mais recente pelo qual as mulheres têm recorrido à prática do pompoarismo está relacionado com a retomada da popularização do parto natural. Sabe-se que os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, proporcionados pelo pompoarismo, auxiliam o parto natural, diminuindo tanto a dor, quanto o tempo do parto. Isso ocorre porque, com o fortalecimento dos músculos da região pélvica, a mulher tende a ter um maior controle desta região, consequentemente conseguindo executar movimentos de contração e expulsão, proporcionando um parto mais rápido e menos incômodo tanto para a mãe quanto para o bebê. Ressaltando ainda que o parto natural realizado por mulheres que praticam pompoarismo resulta numa diminuição considerável do trauma vaginal pós-parto.

Segundo a pompoarista Carol Ribeiro, o pompoarismo pode ser praticado durante a gestação, desde que a gestante procure orientação médica antes do início da prática dos exercícios. “As contrações do pompoarismo só devem ser feitas após o terceiro mês de gestação. Além disso, a cada gravidez a mulher deve consultar o médico, pois a cada gestação de uma mulher o corpo reage de uma forma diferente”, ressalta Carol. Os exercícios de pompoarismo podem ser retomados após o parto, respeitando o período de resguardo. As orientações médicas recomendam dois meses de repouso antes do início ou retomada das atividades. O pompoarismo pós-parto tem papel fundamental na restauração muscular vaginal, bem como a recuperação muscular, ajudando a enrijecer os músculos desta região. Muitas mulheres e principalmente seus companheiros reclamam que após o parto natural a vagina parece mais larga e sem sensibilidade. “O pompoarismo resolve esse problema, pois trabalha a musculatura pélvica e vaginal de forma que ela fique enrijecida, assim como qualquer músculo do corpo que, quando trabalhado, fica forte”, detalha Carol Ribeiro.

O pompoarismo nada mais é que uma atividade física de fortalecimento muscular, tendo em vista que a região pélvica é constituída puramente por músculos. As técnicas exigem cronograma de treinos diários, além de um tempo mínimo de oito meses para que se atinja o ápice de fortalecimento muscular, bem como atividades físicas realizadas em academias convencionais.

O pompoarismo na visão de quem pratica

Por volta dos meus dezessete anos, lembro de ouvir minha minha sogra usar a seguinte expressão "Uma mulher nunca deve urinar como uma vaca". Com isso ela queria dizer que a maneira como fazíamos xixi podia alargar a vagina, e me recomendava cortar o fluxo da urina, porque isso ia ajudar a fortalecer a musculatura do meu períneo . Anos mais tarde, já adulta, eu li sobre o pompoarismo e descobri que isso que eu fazia já era pompoarismo, e eu não sabia. Eu fui pesquisar sobre, e descobri que foi um método criado por um médico, e existe todo um misticismo ao redor desta prática. É uma prática unica e exclusivamente para beneficio da mulher. Um exercício para o assoalho pélvico, toda a musculatura do períneo. E essa "ginástica" pode ser feita com auxílio de equipamentos, ou não. Essa prática de cortar o fluxo da urina é uma forma. Posteriormente eu conheci o colar tailandês, os pesinhos. Comecei com o vibrador. Esses pesinhos são colocados no canal vaginal, e daí você pode ir lavar o cabelo, fazer qualquer coisa. Nosso organismo entende esses pesos como um corpo estranho e tende a expeli-lo. Uma vez eu passei muito tempo com esse peso, e no dia seguinte eu senti muita dor, como uma cólica. Então não dá pra ficar muito tempo. É um exercício que promove o autoconhecimento, os orgasmos são melhores, mais longos, mais duradouros. Melhora muito a vida sexual da mulher. Previne a queda de bexiga. No meu caso, que tenho mais de 40 anos e tenho asma, é uma maravilha, porque sei que quando tiver uma crise de espirros, não corre o risco de eu urinar na calcinha. Hoje eu uso o colar tailandês, e o pesinho de 56 gramas. É possível sentir prazer até mesmo na prática do exercício. Existe uma fetichização do homem, que pensa que tudo que uma mulher faz é para agradá-lo. Nada disso é para agradar homem. Se eles lucram é por acidente de percurso. Infelizmente, na nossa sociedade ainda existe um tabu muito grande para falar sobre masturbação feminina, quem dirá sobre o pompoarismo. É muito importante falar sobre isso, divulgar isso, porque é muito bom pra mulher, é saudável.

Andréa Ribeiro, médica veterinária

Eu sigo uma youtuber que é fisioterapeuta especializada em ginecologia, a Cátia Damasceno. Num vídeo dela, eu a vi falar sobre o curso de pompoarismo e eu fui procurar saber. Ela sempre passa alguns exercícios, e eu comecei a praticar. Nesse meio tempo, eu já havia procurado um ginecologista por conta de um corrimento, nada fora do normal, mas para mim era, já que eu nunca tinha tido. Comecei a praticar os exercícios passados pela Cátia e comecei a sentir uma melhora no corrimento, comecei a sentir menos cólica menstrual. Sem falar que comecei a sentir prazer com a prática do pompoarismo. Tinha dias que eu sentia tanto prazer que eu não conseguia terminar os exercícios. A princípio, eu comecei a praticar para agradar o meu parceiro, mas logo percebi que era mais que isso, era algo que fazia bem para o meu corpo. Eu comecei a estudar sobre, e aprender, que por dentro, nós temos outros músculos que nós não trabalhamos. Consequentemente tive redução na cólica menstrual, melhora no corrimento, consegui proporcionar mais prazer ao meu parceiro, porque aprendemos a sugar o pênis, a massageá-lo. Estou adorando, porque você começa a se conhecer, ter outras formas de orgasmo. Tem mulheres que não se conhecem, não sabem nem se tocar, não sabem onde é bom e onde não é. Como eu já estava num relacionamento de dois anos, estava caindo na rotina, e o pompoarismo me ajudou a escapar dessa rotina, me ajudou a ter novas sensações.

Pollyana Siqueira, estudante

EXERCÍCIO 1: RELAXAMENTO DA MUSCULATURA VAGINAL

Antes de mais nada, esvazie a bexiga. Ou seja, urine até que, mesmo fazendo força, não saia mais nenhuma gota de xixi. Após isso, contraia bem de leve a musculatura vaginal (também chamada de MAP): basta realizar o mesmo movimento vaginal como se estivesse segurando a urina, só que levemente. Então, após leve contração, force o relaxamento de forma bem intensa, como se estivesse fazendo força para eliminar a urina. Faça esse movimento de leve contração, seguido de intenso relaxamento, por 10 vezes seguidas. Descanse uns 20 segundos e realize mais uma série de 10, totalizando duas séries com 10 repetições cada uma.

EXERCÍCIO 2: FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA VAGINAL

Realize, em qualquer lugar e momento, quatro séries de 25 contrações da MAP, da seguinte forma: faça um leve movimento de expulsão da urina seguido de uma forte contração. No exercício anterior você realizou uma forte expulsão e uma leve contração, aqui é o oposto: a expulsão (ou relaxamento, como preferir chamar) deve ser bem fraca e a contração mais forte. Realize, quatro vezes seguidas, 25 repetições dessas contrações. Entre as quatro séries, descanse num intervalo que achar necessário, desde que não passe de trinta segundos.

EXERCÍCIO 3: SUSTENTANDO A CONTRAÇÃO

Neste exercício você terá que manter a contração pelo maior número de tempo que conseguir. Contraia a MAP, como se estivesse com muita vontade de urinar e precisasse “apertar” a vagina para não deixar a urina escapar. Segure esta contração e comece a contar ou cronometrar durante quanto tempo consegue mantê-la. Anote e a cada dia tente superar a si mesma, aumentando cada vez mais o tempo de sustentação da contração. Através desse exercício você perceberá o quanto a resposta de ganho é rápida e isso será uma boa motivação para que você mantenha o treino.

EXERCÍCIO 4: COORDENAÇÃO MOTORA DA MAP

Este exercício, a princípio, é um pouco mais difícil, mas basta pegar a sincronia que conseguirá realiza-lo sem problemas. Você deverá utilizar também a respiração. Inspire profundamente e, ao soltar o ar, juntamente e no mesmo ritmo, contraia a MAP, ao inspirar novamente relaxe a MAP, novamente no mesmo ritmo. Conforme for pegando o jeito, vá acelerando a respiração juntamente com as contrações e relaxamentos da MAP. Este exercício não possui um tempo específico, faça conforme tiver disponibilidade para realiza-lo, mas lembre-se que quanto mais exercitar, maior e mais rápido serão os resultados.

EXERCÍCIO 5: CONSCIÊNCIA CORPORAL

Realize este exercício preferencialmente sentada. Se não der, pode fazer em pé ou deitada, mas é mais difícil. Movimente o quadril para frente, para trás, para os lados, o máximo que conseguir. Conforme estiver se sentindo mais à vontade com os movimentos do quadril, inicie contrações da MAP enquanto realiza os movimentos e procure sentir diferentes partes da vagina se contraindo conforme contrai em posições diferentes do quadril. Realize as contrações quantas vezes quiser.

APÓS 3 MESES DE TREINO:

Estes cinco exercícios deverão ser realizados todos os dias, durante três meses. Após este tempo ou se já tiver adquirido o efeito que almejava, você poderá fazer apenas um dos exercícios, uma única vez por dia, para manter o que já ganhou. Também é importante que inclua as duas dicas abaixo na sua rotina, para que mantenha os ganhos que conquistou no período.

  •  Dica do farol de trânsito: toda vez que parar num farol, seja como pedestre, motorista ou dentro de um ônibus, sua meta será manter a MAP contraída durante todo o tempo que o farol estiver fechado, podendo relaxar apenas quando o sinal ficar verde. Uma outra alternativa da mesma técnica é, ao invés de sustentar a contração enquanto o farol estiver fechado, você realizará seguidas contrações e relaxamentos até que o farol fique verde novamente.
  •  Dica dos adesivos: compre uma cartela de adesivos e cole-os em objetos para os quais costuma olhar com frequência, como TV, espelho do banheiro, geladeira, carteira, celular, guarda- roupa, mesa do escritório, retrovisor do carro e onde mais sua criatividade mandar. Toda vez que olhar para um desses adesivos deverá contrair a MAP dez vezes. No fim do dia você terá feito mais de 100 contrações sem nem perceber.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias