Home / Cultura

CULTURA

Orquestra Jovem inicia série de concertos na China

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás já está na China para a turnê de oito concertos que acontecem a partir desta terça-feira, 27/12, quando o grupo se apresentará no Ningbo Grand Theatre, na cidade de Ningbo, próxima a Xangai. Alguns dias antes de partir para a viagem os músicos foram recebidos pelo governador Marconi Perillo no Palácio das Esmeraldas. Na ocasião, Marconi falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela orquestra e sua convicção nos resultados positivos da turnê. A viagem está sendo realizada com o apoio do governo de Goiás, que assumiu parte das passagens. O restante foi obtido pela orquestra com apoio da comunidade em geral por meio de doações e concertos com cachê.

As apresentações na China vão acontecer até o dia 5 de janeiro. Além de Ningbo estão no roteiro: Huzhou, Nanjing, Shaoxing, Shaoxing Keqiao, Deqing, Hangzhou e Shengsi. O repertório que será apresentado destaca a música brasileira, com composições de Villa-Lobos (O Trenzinho do Caipira), Camargo Guarnieri, e alguns clássicos da MPB, como Manhã de Carnaval, Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil. A regência está a cargo dos maestros Eliseu Ferreira e Gottfried Engels (Alemanha).

O trabalho desenvolvido pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem como base o Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) em Artes Basileu França, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento (SED). São alunos do Itego que, após o processo de seleção, recebem do Governo do Estado uma bolsa mensal de R$ 800 para o custeio de sua formação.

A turnê está sendo realizada pelo grupo principal da Orquestra, com 81 pessoas, entre músicos e equipe, participando da viagem. Segundo o maestro Eliseu Ferreira será a primeira orquestra sinfônica brasileira a se apresentar no país oriental. “Um feito histórico para uma orquestra de Goiás”, afirma Eliseu. Ele lembra que a Orquestra Jovem já tem em sua trajetória outras experiências internacionais. O grupo já se apresentou na Espanha, em 2011, na Alemanha, em 2014, e no festival Villa-Lobos, da Venezuela, em duas oportunidades, 2013 e 2015.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias