Home / Cultura

CULTURA

Livro dá voz aos trotskistas, a ‘extrema-esquerda’ no Brasil

  • Sessão de autógrafos ocorrerá nesta sexta-feira, 30 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no hall de entrada 
  • Autor detecta a existência de 28 organizações revolucionárias, adeptas das ideias de Liev Davidovich Bronstein, Leon Trotsky 
  • Pesquisador faz perfil do líder da revolução russa de outubro de 1917 e mostra as diferenças táticas e estratégicas entre grupos rivais 
  • Com oito livros-reportagem, escritor é formado em Jornalismo e Sociologia, especialista em Políticas Públicas e mestre em Direito e RI 

À esquerda nos espectros políticos e ideológicos mundial e nacional, os trotskistas, adeptos das ideias de Liev Davidovich Bronstein, nascido em 7 de novembro de 1879, em Yanovka, Ucrânia, ‘nom de guerre’ Leon Trotsky, que tomou emprestado de um carcereiro após prisões políticas sob o czarismo dos Romanov, hegemônico na velha e atrasada Rússia por 300 anos, constituem o foco do livro Soldados de Leon – Meus Inimigos Estão no Poder – Trotskistas no Brasil, a luta de classes, o internacionalismo e as revoluções socialistas no século 21, RD Comunicações Editora, impresso em junho de 2017. A obra é de autoria de Renato Dias, 49 anos de idade. O escritor é formado em Jornalismo, graduado em Sociologia, com pós em Políticas Públicas e em Gestão da Qualidade e mestre em Direito e Relações Internacionais.

O autor, após três anos de pesquisas e entrevistas, de norte a sul do Brasil, diagnosticou a existência de 28 organizações revolucionárias. Partidos políticos, frações públicas e clandestinas, correntes internas e coletivos classistas, expõe. Movimentos, que possuem ligações internacionais, com supostas centrais mundiais da revolução proletária, e que mantém órgãos de agitação e propaganda, como jornais, revistas  e portais, editoras  com linhagem fundadas no materialismo histórico e dialético, diz. Conceitos formulados por Karl Marx, nascido em 1818  e morto em 1883, Friedrich Engels [1820 e 1895], industrial e financiador das pesquisas do velho amigo, assim  como do advogado de ‘indefectível cavanhaque’, o russo Vladimir Ilich Ulianov, codinome Lênin, morto, em 1924, após liderar a Revolução Russa de outubro de 1917.

Quatro facções atuam, hoje, dentro do PT, fundado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. A principal é a ‘Democracia Socialista’, que editava o jornal Em Tempo, cujos líderes são Raul Pont [RS], ex-prefeito de Porto Alegre, ex-deputado estadual, e Miguel Rossetto [RS], em ministro de Estado, tanto de Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Vana Rousseff. Seção brasileira da Quarta Internacional, fundada em 1938, na França, a corrente ‘O Trabalho’ é dirigida por uma troika: Markus Sokol [SP], economista, Júlio Turra [SP], sociólogo, e Misa Boito [SP], sindicalista. A tendência ‘Combate Pelo Socialismo’  possui como porta-voz  o professor Heitor Cláudio [SP]. Já a ‘Corrente Posadista do PT’ tem à frente o jornalista Beto Almeida [DF], um dos fundadores da Telesur. É vinculado à Quarta Internacional de J. Posadas.

Radicais 

Trotskista de identidade ‘morenista’,  dos conceitos do revolucionário argentino Nahuel Moreno, morto em 1987, Luciana Genro[RS], que disputou as eleições ao Palácio do Planalto, pelo Partido Socialismo e Liberdade, em 2014, é do ‘Movimento da Esquerda Socialista [MES]’, observador do antigo SU, o Secretariado Unificado da Quarta Internacional. Ex-deputado federal, João Batista Babá[PA], hoje radicado no Rio de Janeiro, é o ‘band leader’ da ‘CST’. A ‘Corrente Socialista dos Trabalhadores’, hoje no PSOL. Dissidência da CST, o grupo ‘Luta Socialista’ é representado pelo sindicalista de Belém do Pará, Douglas Diniz, da direção nacional do PSOL. A ‘Insurgência’, PSOL, possui o advogado de Goiânia Henrique Lemos como um de seus militantes de destaque. O agrupamento dividiu-se, em 2016, em mais três frações.

Candidato a prefeito de Goiânia, em 2016, o doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade Federal de Goiás, Flávio Sofiati [SP], é da ‘Comuna’, ao lado do doutor do Departamento de Economia da PUC de São Paulo [PUC-SP], João Machado [MG].  Vereadora em Niterói, a bela Talíria Petrone [RJ] lidera a ‘Subverta’. Vinícius Almeida [RJ], mestre em Ciências Políticas, coordena o ‘Comunismo e Liberdade’. Preso no Deops [SP], em 1980, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-metalúrgico José Maria de Almeida [SP] é o eterno comandante do PSTU [Partido Socialista Unificados dos Trabalhadores], ligado à LIT [Liga Internacional dos Trabalhadores]. Sob a direção do doutor em História Valério Arcary [SP], o ‘MAIS’, surgido em 2016, montou um comitê de enlace com a ‘Nova Organização Socialista [NOS]’.

Com referência no Partido Obrero da Argentina, de Jorge Altamira, o ‘Coletivo Tribuna Classista’, com Freddy Zapelone [SP], acelera os seus passos nas lutas de classes no Brasil. Clandestino, há também o Partido Operário Revolucionário [POR]. Jornalista formado na Cásper Líbero, Rui Costa Pimenta [SP] é o presidente nacional do trotskista Partido da Causa Operária [PCO]. Matheus Ballardin [RS], professor, é membro do Alicerce [Juventude e Sindical]. A ‘Luta Pelo Socialismo’ [LPS], com o uruguaio Alejandro Acosta, é um racha do PCO, que realizou o seu primeiro Congresso Nacional, em 2017. Médico formado na UnB, com estudos na China, doutorado em Sociologia e pós-doutorado em Serviço Social, Gilson Dantas [DF] é do MRT, Movimento Revolucionário dos Trabalhadores. Thieplo Bertola [RJ],  Frente Comunista dos Trabalhadores [FCT].

O educador Péricles de Lima [MG] é membro da ‘Liga Socialista’ e da V Internacional Socialista. Serge Goulart [SC], que era amigo do bolivariano Hugo Chávez, morto em 5 de março de 2013, formou a ‘Esquerda Marxista’ [EM]. Márcio Torres [RJ] criou o Reagrupamento Revolucionário. Cândido Alvarez [PR], cientista político, é da Liga Bolchevique Internacionalista [LBI], formada no calor do ano de 1995. O historiador André Ferrari [SP], torcedor apaixonado do Palmeiras, controla a Liberdade, Socialismo e Revolução [LSR], como o professor-doutor em Psicologia Política da UFG, Fernando Lacerda. A Tendência Proletária é coordenada por Gabriel Sales Custódio [MG]. O ativista esquerdista Jhony Silva [RJ] é um dos líderes do Movimento Revolucionário Socialista, denominado de MRS, de linhagens marxista, leninista, trotskista.

Quem é o autor 

O escritor Renato Dias é autor dos seguintes livros-reportagem: Luta Armada/ALN-Molipo – As Quatro Mortes de Maria Augusta Thomaz; História – Para Além do Jornal – Um repórter exuma esqueletos da ditadura civil e militar;  O menino que a ditadura matou – Luta armada, VAR-Palmares, desaparecimento e o desespero de uma mãe;  Pequenas Histórias – Cuba, Hoje – Uma revolução envelhecida ou a reinvenção do socialismo – A relação entre Havana e a Casa Branca; Não! Os Sem-Gravata – Um escritor vai à Grécia, diagnostica a crise e vê qual é a do Syriza e da Troika;  1964-2016 – Página Infeliz da Nossa História – Golpe depõe Dilma Rousseff e anuncia um futuro a Temer.  ‘Luta Armada/ALN-Molipo – As Quatro Mortes de Maria Augusta Thomaz – segunda edição revista e ampliada, com novos capítulos e imagens’. Como a revolução faltou ao encontro, no Brasil, resolvi contar as esperanças derrotadas, frisa.

1-1

Como a revolução faltou ao encontro, no Brasil, resolvi contar as esperanças derrotadas  Renato Dias, escritor


Serviço 

Livro: Soldados de Leon – Meus Inimigos Estão no Poder – Trotskistas no Brasil, a luta de classes, o internacionalismo e as revoluções socialistas no século 21

Editora: RD Comunicações Editora

Autor: Renato Dias

Data: 30 de junho, sexta-feira

Horário: a partir de 17

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em Goiânia, hall de entrada

Preço do Livro: R$ 75,00 – Edição de luxo, com capa dura e design moderno

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias