Home / Cultura

CULTURA

Bispos chilenos renunciam após escândalo de pedofilia

O Papa Francisco recebeu, nesta sexta-feira (18/05), o pedido de renúncia dos bispos envolvidos em um grande escândalo de pedofilia. Há algumas semanas, o líder religioso havia recebido em Roma as principais vítimas de abusos sexuais por parte dos bispos do Chile. A partir daí, se reuniu, na última segunda-feira (14/05), com os 34 religiosos acusados.

Na última visita do pontífice ao Chile, em janeiro, os casos de abusos sexuais e pedofilia foram explanados. Um grupo de vítimas se encontrou com Francisco para mostrar as provas, mas ele se recusou recebê-las e afirmou acreditar na inocência dos bispos.

Após uma repercussão negativa dos casos, o Papa chamou as vítimas em Roma para as escutar. O principal acusado é o bispo Juan Barros. Depois disso, Francisco apresentou o resultado de um informe realizado no Chile e pediu que todos orassem e refletissem.

Após os dias de reflexão, os bispos, então, apresentaram sua renúncia, colocando a decisão do destino de cada um nas mãos de Papa Francisco.

As informações são da Folha de São Paulo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias