Home / Cultura

CULTURA

Procon dá dicas de economia para o período de férias

O mês de férias chegou e já tem muitos pais preocupados sobre o que vão fazer com os pequenos durante este período. Embora para as crianças, julho pode representar uma época de descanso das atividades escolares e uma oportunidade para viajar e aproveitar passeios dentro da cidade, para os adultos a situação não é tão tranquila assim. Afinal, com os pequenos em casa as despesas tendem a aumentar. Além disso, as viagens quando feitas de última hora podem pesar no orçamento.

Para facilitar o planejamento e ajudar o consumidor goiano a aproveitar ao máximo as férias de meio de ano, o Procon Goiás divulgou nesta terça-feira (03/07) uma série de dicas para evitar problemas inesperados e despesas acima da média durante esse período.

Após avaliar a situação real das finanças, os pais ou responsáveis devem incluir em seu orçamento o quanto pretende e o quanto pode gastar no período de férias, fracionando um valor aproximado a ser gasto, entre os dias previstos para este período. Os possíveis gastos supérfluos tanto dos adultos quanto dos pequenos precisam estar incluídos de forma antecipada na lista.

Viagens

De acordo com o Procon, neste período, é comum que os preços de hospedagem, alimentação aumentem, principalmente em destinos turisticos. Uma alternativa para economizar é escolher locais menos disputados. No orçamento também deve-se levar em consideração possíveis despesas como paradas do caminho para refeições, problemas no veículo, entradas e ingressos.

No caso de passagens aéreas, os passageiros devem estar atentos às regras de cada companhia em relação à cobrança de bagagens. Além da pesquisa de preço que o consumidor já fazia, ele vai ter que verificar como é o procedimento para despachar as bagagens. É preciso programar o quanto vai levar de bagagem na ida e na volta, para pesquisar se determinada companhia aérea está ofertando uma franquia vantajosa ou não para ele.

Acampamentos e colônias de férias

As colônias de férias e acampamentos são sempre boas opções para filhos que estão em férias e pais que não conseguiram liberação do trabalho nesse mesmo período, dependendo da idade da criança, existem boas alternativas. É uma forma de garantir a diversão dos pequenos, já que nesses lugares estão programadas atividades para tempo integral. Os preços podem variar muito de acordo com cada programação e pacote. Neste caso, é importante pesquisar bem os preços das diárias e pacotes e verificar qual deles é o mais adequado ao orçamento.

É muito importante que os responsáveis busquem referências sobre os profissionais que atuarão na colônia de férias, obtendo informação sobre a quantidade de funcionários disponíveis e a qualificação dos mesmos. Além disso, é fundamental verificar se a colônia possui uma equipe para dar os primeiros socorros às crianças em casos de acidentes. Se for possível, é importante visitar o lugar para conhecer as instalações e verificar junto a pessoas próximas, ou na internet, a reputação da empresa, ou do clube, antes da contratação.

O órgão alerta que é imprescindível que o consumidor saiba todos os detalhes para evitar futuros problemas, inclusive observando se há no documento um período pré-estabelecido para a desistência, caso a criança não se adapte à colônia, bem como a possibilidade da devolução do dinheiro pago, integral ou parcialmente.

Caso o consumidor suspeite de alguma irregularidade, ou tenha dúvidas, deverá procurar o Procon Goiás pelo disque denúncia, pelo telefone 151, ou através do canal de atendimento virtual: https://proconweb.ssp.go.gov.br , na sede própria da Superitendência, na Rua 8, número 242, no Centro de Goiânia, ou nas unidades do Vapt-Vupt.

(Foto: reprodução Goiás Agora)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias