Home / Cultura

CULTURA

Secult anuncia programação cultual para o segundo semestre

Foto: Reprodução

Lançado, o Edital de 2019 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura abrirá as suas inscrições no próximo dia 8 de setembro e irá encerrar-se no dia 20 do mesmo mês. É o que informa, com exclusividade, o secretário de Cultura da Prefeitura de Goiânia, Kleber Adorno. Graduado em Direito, mestre em Filosofia, com 65 anos de idade, ele afirma ainda que o fomento às artes, aos espetáculos e à cultura contemplará as múltiplas vertentes da cadeia produtiva do setor.

- É o que compõe o calendário para o segundo semestre de 2019.

Animado, com terno e gravata de fino corte, barba bem feita, eloquente, o gestor público anuncia a realização do Festival de Cinema de Goiânia, o FestCine. Sem a participação de Rubens Ewald Filho, crítico e curador, morto em junho passado, aos 72 anos de idade, lamenta o Operador do Direito. Com foco na produção de longas, de vocação universal, produzidos nas ‘Terras Goyazes’. Os incentivos financeiros serão aplicados pela Secretaria de Cultura, avisa.

- O Festival Internacional de Teatro, Goiânia Em Cena, já está programado.

Goiânia em Cena

As artes cênicas terão um espaço reservado, relata. Atividade que faz parte da programação do aniversário de 86 anos de idade, de Goiânia, no próximo dia 24 de outubro do ano de 2019, pontua. Grupos locais, nacionais e internacionais irão exibir-se para o público da Capital, criada em 1933, por Pedro Ludovico Teixeira, e uma das únicas fundadas em um Batismo Cultural, explica o pesquisador e ex-presidente da União Brasileira dos Escritores de Goiás [UBE-GO].

- Pedro Ludovico Teixeira, Mauro Borges Teixeira, Henrique Santillo e Iris Rezende Machado entrarão para a história dos séculos 20 e 21 como estadistas. Homens além dos seus tempos.

O titular da Secult anuncia que o ‘Projeto Literário Goiânia em Prosa e Verso’ publicará 200 autores consagrados e da nova geração do mercado, já no mês de setembro. Não custa lembrar: com uma parceria estratégica celebrada entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Goiânia, a Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás [PCU-GO] e a Editora Kelps, sob a direção e presidência do empresário Antônio Almeida. Para invadir o circuito literário, atira.

- A Secult, duas vezes por mês, participa dos Mutirões da Prefeitura de Goiânia, com a distribuição de dois mil livros literários, além de apresentações musicais.

Canto de Ouro

Animado, Kleber Adorno aponta sucesso de crítica especializada e de público tanto no ‘Goiânia Canto de Ouro’, com cantores, compositores, instrumentistas, remunerados para apresentações especiais no Goiânia Ouro, quanto no ‘Grande Hotel Vive o Choro’. É a abertura de espaços culturais para a indústria musical, registra. A Música Popular Brasileira [MPB], além de gêneros musicais apreciados como o samba, o samba de raiz, o rock‘n roll, o chorinho, atira.

- Assim como shows da Orquestra Musical, do Coro Sinfônico e da Orquestra Municipal Jovem Joaquim Jayme, maestro já morto e homenageado pela Secult.

Kleber Adorno é um visionário. Secretário de Estado da Cultura de 1987 a 15 de março de 1991, sob a gestão do médico e ex-integrante da extinta Ação Popular [AP], Henrique Santillo, governador de Goiás à época, criou o Martin Cererê, o Cine Cultura Marieta Telles, a Gibiteca Jorge Braga, elegeu-se deputado estadual, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura, na administração do prefeito Darci Accorsi [1993-1996] e por três vezes auxilia Iris Rezende [MDB].

Ocupação dos parques

A ocupação cultural dos parques de Goiânia, como o Flamboyant, é uma das marcas da Orquestra Municipal.

O Hip Hop faz parte de sua agenda, alerta. Goiânia possui, em seu calendário, a Semana Municipal do Hip Hop, avisa. Pragmático, com os cuidados que o cenário político polarizado e intolerante exige, adota a tática do silencio sepulcral e prefere obter informações precisas, não advindas das redes sociais, em clima, hoje, de ‘Fla X Flu’, a maior rivalidade do Futebol Profissional do Rio de Janeiro, em relação a dois temas complexos da plataforma cultural.

- As supostas mudanças na Lei Rouanet, de fomento federal à Cultura, e na Ancine. A Agência Nacional de Cinema, que estimula o desenvolvimento da sétima arte. Do audiovisual

Fórum Nacional

O Fórum Nacional de secretários de Cultura aguarda dados objetivos do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional, em relação ao fomento, revela. Não existem provas robustas de catastrofismo. É a verdade, sublinha. Para o aniversário de Goiânia, um desfile cívico e militar manterá a tradição histórica, anuncia. Kleber Adorno admite ter fôlego para executar o pacote de projetos e programas. “É uma das exigências de Iris Rezende Machado, prefeito de Goiânia”

- Ritmo acelerado, gestão de excelência, políticas públicas eficientes, para atender a demanda da população de 1,5 milhão de habitantes, em 2019.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias