Cultura

Evento reúne vários artistas na campanha Pela Vida

Ao todo, estão previstas 32 atividades com participação de mais de 75 artistas

diario da manha
Jorge Monteiro de Lima, psicólogo clínico e analista - Foto: Divulgação

Vários artistas vão se reunir neste domingo (18), a partir das 14h, no Instituto Olhos da Alma Sã, no Setor Jaó. O evento é uma divulgação prévia da campanha Pela Vida para a prevenção do suicídio – setembro amarelo 2019.

Em Goiânia e Brasília estão previstas 32 atividades com a participação de mais de 75 artistas, 20 debates, palestras e  11 festivais de música e artes em um evento único que tem integrado artistas, profissionais de saúde e mobilizado toda a sociedade.

Jorge Monteiro de Lima, psicólogo clínico e analista, um dos organizadores do evento,  é direto ao falar sobre o assunto: “Podemos e devemos fazer algo para conter o avanço desta epidemia”, diz.

Segundo Jorge, o aumento de casos de suicídio nos últimos anos, em especial de crianças, adolescentes, jovens e adultos, evidencia uma característica clara de uma epidemia.

“Somente no Instituto Olhos da Alma Sã, de novembro a março, registramos 16 casos que necessitaram de acompanhamento médico, psiquiátrico e de psicoterapia pelo fato da tentativa ou da ideação suicida. Semanalmente temos relatos de casos de jovens e adultos que cometem suicídio alarmando toda sociedade. E o que podemos fazer?”, questiona. 

Evento Beneficente

Jorge explica que  o Instituto Olhos da Alma Sã é uma clínica social sem fins econômicos que atende toda comunidade da região Centro-Oeste. Hoje conta com uma equipe de mais de 73 profissionais e estagiários. “Toda equipe mobilizada em parceria com artistas da região. CVV também abraçou a ideia de ampliar a campanha do setembro amarelo, de junho a novembro de 2019, buscando conscientizar, discutir, prevenir esta epidemia que hoje nos assola”. 

As atividades da campanha iniciaram no dia 27 de junho e vão prosseguir  até o final do ano. Vários artistas já confirmaram presença, entre eles os cantores Goya, Milla Tuli, Cláudia Vieira,  Gilberto Correa; o grupo Terreiro de Jorge (MPB), Pach e Dorali (Punk Rock), Balaclava (Rock Clássico) e DJ Mona Eugênia. Outros artistas e profissionais da saúde também vão estar no evento, participando das conversas e versas e declamando poesias. “É um encontro para celebrar a vida”, conclui Jorge.  Para participar do evento é só levar um Kg de alimento não perecível.

Serviço:

Festival de Artes pela vida (vários artistas)

Campanha de prevenção ao suicídio

Local: Instituto Olhos da Alma Sã, Setor Jaó 

Dia: (18/08 – domingo)

Horário: a partir das 14 horas

Entrada: 1 Kg de alimento não perecível

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro