Home / Cultura

CULTURA

Evento reúne vários artistas na campanha Pela Vida

Vários artistas vão se reunir neste domingo (18), a partir das 14h, no Instituto Olhos da Alma Sã, no Setor Jaó. O evento é uma divulgação prévia da campanha Pela Vida para a prevenção do suicídio - setembro amarelo 2019.

Em Goiânia e Brasília estão previstas 32 atividades com a participação de mais de 75 artistas, 20 debates, palestras e 11 festivais de música e artes em um evento único que tem integrado artistas, profissionais de saúde e mobilizado toda a sociedade.

Jorge Monteiro de Lima, psicólogo clínico e analista, um dos organizadores do evento, é direto ao falar sobre o assunto: “Podemos e devemos fazer algo para conter o avanço desta epidemia”, diz.

Segundo Jorge, o aumento de casos de suicídio nos últimos anos, em especial de crianças, adolescentes, jovens e adultos, evidencia uma característica clara de uma epidemia.

“Somente no Instituto Olhos da Alma Sã, de novembro a março, registramos 16 casos que necessitaram de acompanhamento médico, psiquiátrico e de psicoterapia pelo fato da tentativa ou da ideação suicida. Semanalmente temos relatos de casos de jovens e adultos que cometem suicídio alarmando toda sociedade. E o que podemos fazer?”, questiona.

Evento Beneficente

Jorge explica que o Instituto Olhos da Alma Sã é uma clínica social sem fins econômicos que atende toda comunidade da região Centro-Oeste. Hoje conta com uma equipe de mais de 73 profissionais e estagiários. “Toda equipe mobilizada em parceria com artistas da região. CVV também abraçou a ideia de ampliar a campanha do setembro amarelo, de junho a novembro de 2019, buscando conscientizar, discutir, prevenir esta epidemia que hoje nos assola”.

As atividades da campanha iniciaram no dia 27 de junho e vão prosseguir até o final do ano. Vários artistas já confirmaram presença, entre eles os cantores Goya, Milla Tuli, Cláudia Vieira, Gilberto Correa; o grupo Terreiro de Jorge (MPB), Pach e Dorali (Punk Rock), Balaclava (Rock Clássico) e DJ Mona Eugênia. Outros artistas e profissionais da saúde também vão estar no evento, participando das conversas e versas e declamando poesias. “É um encontro para celebrar a vida”, conclui Jorge. Para participar do evento é só levar um Kg de alimento não perecível.

Serviço:

Festival de Artes pela vida (vários artistas)

Campanha de prevenção ao suicídio

Local: Instituto Olhos da Alma Sã, Setor Jaó

Dia: (18/08 - domingo)

Horário: a partir das 14 horas

Entrada: 1 Kg de alimento não perecível

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias