Home / Cultura

CULTURA

FICA Independente deve ocorrer no mês que vem, relata organizadores.

Perante os atuais problemas na realização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), produtores culturais, representantes da hotelaria e do turismo da Cidade de Goiás estão programando para setembro  o Festival Internacional Independente de Cinema Ambiental (FICA Independente).

 De acordo com Rodrigo Santana, um dos organizadores do FICA Independente, apesar do evento tradicional ocorrer na Cidade de Goiás, o município era apenas um palco para um evento organizado em Goiânia. A intenção do FICA Independente é valorizar a mão de obra e capacidade de produção do local. " Queremos que a Cidade de Goiás não seja apenas o palco, mas também a protagonista do evento", comenta Rodrigo.

" A Cidade de Goias sempre foi a sede, mas ao longo dos anos a cidade se envolveu mais. Na primeira edição, por exemplo, a maioria das pessoas trabalhando eram de fora. Com as reclamações, já na segunda edição, a cidade foi capacitando para trabalhar no evento. Na parte de concepção, planejamento e organização queremos ainda mais gente daqui", completa.

O FICA Independente está sendo planejado para acontecer entre os dias 4 e 8 de setembro. A ideia é homenagear a produção audiovisual goiana, com mostras de cinema, debates e outras atividades culturais previstas na programação.

Os organizadores estão buscando estabelecer parcerias com a iniciativa privada, o setor público e também algumas entidades e instituições internacionais, como universidades e institutos para conseguir realizar um evento ainda maior ano que vem.

"Teremos rodas de conversas sobre como a população quer fazer o FICA, pois o evento segue um mesmo padrão há quase 20 anos", comenta Rodrigo. Segundo ele, foi enviado um ofício para Secretaria Estadual de Cultura e que haverá uma reunião para tratar dessa medida ainda nesta semana.

"Fazer um evento independente daquele realizado pelo governo não quer dizer que não queremos apoio do poder público. Significa que o evento é de tal importância que deve permanecer vivo, independente do grupo político presente no poder", ressalta o organizador.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias