Home / Cultura

CULTURA

Mostra discute saúde mental a partir do cinema

Rariana Pinheiro

As tramas levantadas por algumas produções audiovisuais despertam questões que vão além do entretenimento. O cinema tem uma forma especial e sensível de abordar assuntos de forma profunda, como a saúde mental, por exemplo.

E um evento, que reúne temáticas da psiquê humana e já está em sua terceira edição, se propõe a discutir temas como depressão e solidão. Eis a Mostra de Cinema Psi - A Dor e a Delícia de Existir, que começou na última quarta-feira (21) e seguirá até o dia 28 de agosto no Cinema Lumière do Banana Shopping. 

Idealizada pelo CEO da Rede de Cinemas Lumière, Gerson Santos, em 2017, e com curadoria do professor de cinema da UFG Lisandro Nogueira, o evento visa oferecer para o público geral um amplo painel sobre a saúde mental através do cinema.

“Estamos vivendo a década da depressão, suicídio, solidão. Momentos como este servem para troca de experiências, esclarecimentos e fazer amizade acima de tudo, dar sentido às coisas da vida”, explica Gerson Santos. 

Cerca de 15 filmes serão exibidos até o fim da mostra, entre eles está uma obra do famoso diretor Pedro Almodóvar, “Dor e Glória”, ainda inédita em Goiânia e que é estrelado por Antonio Banderas. O filme será exibido hoje, às 19h05, no evento. Estão ainda na programação montagens como o curta-metragem e musical brasileira “Astgma - Resenhas Experimentais”, de Tainá Pompêo, que tem no elenco Bailarinas da Quasar Cia de Dança.

Conversa


Na maioria dos dias da Psi, a programação conta com palestras com profissionais gabaritados da área da saúde mental após a exibição da sessão. A abertura, por exemplo, teve participação da pediatra, colunista do G1 e consultora da Rede Globo, Ana Escobar, com a palestra sobre o tema “Uso da Tecnologia e sua Interferência na Primeira Infância”.

Hoje, a partir das 21 horas, quem conversa com o público é a psicanalista Alessandra Rocha. Ela é membro da Escola de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. É ainda especialista em saúde mental pela escola de saúde pública de Minas Gerais e doutora em psicologia e psicanálise pela UFMG, além de professora da Universidade Católica de Minas Gerais.

Estão ainda na programação nomes como Ceres Lêda, especialista em educação infantil; Cristiano Pimenta, integrante da parte da rede de cinema e psicanálise da Federação Americana de Psicanálise da Orientação Lacaniana; Ruskaya, mestre em psicologia clínica e especialista em Teoria da Psicanálise, e Camila Fleury, mestre em educação.

E tem também debate com as psicólogas Maysa Balduino e Lenise Borges; as jornalistas políticas Cileide Alves e Fabiana Pulcinelli, além do ator e roteirista Thiago Cazado e o fotógrafo Thiago Gozado, que são diretores do filme “Sobre Nós” e participam do debate juntos, no último dia do evento.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias