Home / Cultura

CULTURA

Secretário faz balanço de calendário cultural da capital goianiense

Com Tizuka Yamazaki e Ingra Liberato, o Festival de Cinema (Festcine) promovido pela Secretaria de Cultura de Goiânia será aberto, nesta segunda-feira. Oito dias de exibição de filmes e documentários, informa, com exclusividade, o titular da pasta, advogado e mestre em Filosofia, Kleber Adorno, hoje com 65 anos de idade. O gestor público, homem de cultura enciclopédica, formação humanista e linhagem ilustrada, revela que as inscrições para a Lei Municipal de Incentivo à Cultura encerram-se no próximo dia 25 de setembro e que os resultados sairão em 14 de novembro de 2019. 

Animado, ele afirma que 225 títulos do Projeto Prosa e Verso, com autores novos e escritores consagrados, terão lançamento especial, com direito à festa, no dia 18 de outubro. De 2019.  Kleber Adorno conta ainda que o Programa Canto de Ouro transcorreu, com sucesso de crítica e de público, em 13 semanas. Grande Hotel Vive o Choro está em andamento, avisa. A Secult participa também dos mutirões, alerta. 

Leia a íntegra da entrevista:

Diário da Manhã - O que esperar do Festival de Cinema que se inicia, segunda-feira?

Kleber Adorno - O FestCine é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Serão oito dias de exibição de filmes que, pela primeira vez, são, exclusivamente, de produção cinematográfica goiana. O festival tem o objetivo de valorizar  e discutir os processos de produção dos filmes exibidos diante da presença de grandes nomes como a cineasta Tizuka Yamazaki e a atriz Ingra Liberato. Portanto, a expectativa é a melhor possível, pois, enquanto gestão pública, nosso objetivo sempre é democratizar, promover e incentivar a cultura  na Capital, por meio das diversas linguagens da arte. 

DM - Quais as novidades do Festcine?

Kleber -  É a 9ª edição do FestCine e a novidade é  a 1ª Mostra de Longas Goianos Rubens Ewald Filho. Uma homenagem ao crítico de cinema falecido recentemente, que foi curador e padrinho do Festival desde sua criação, em 2005. Além disso, o Festival também mantém sua tradição e promove a Mostra de Curtas Goianos Luiz Cam, que homenageia o documentarista goiano, também morto, parceiro de reconhecidas produções cinematográficas do cineasta Lourival Belém Jr.

DM - Quando ocorrerá o lançamento do Prosa e Verso? Quantas obras serão editadas? 

Kleber - São 225 obras. O lançamento da coleção Goiânia em Prosa e Verso será no dia 18 de outubro. Como parte integrante das comemorações do aniversário de Goiânia, que se iniciam no próximo dia 1º de outubro. Inclusive, nos dias 1º e 2, teremos a abertura da programação festiva com a primeira ópera de produção totalmente goiana "A décima quarta estação" (leia mais na página 11). A Orquestra e o Coro Sinfônico de Goiânia se apresentaram no Teatro Goiânia, às 20h. Entrada  gratuita.

DM - Qual o balanço do Goiânia Canto de Ouro?

Kleber -  O Goiânia Canto de Ouro é um dos maiores festivais de música popular brasileira. Digo maior tanto pela qualidade, quanto pelo tempo de duração. Neste ano, foram 13 semanas de shows com a participação de cerca de 70 artistas goianos que subiram ao palco do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro e protagonizaram verdadeiros espetáculos de música. O Goiânia Canto de Ouro foi criado em 2008 e, desde então, destaca a qualidade da música e dos cantores goianos. Inclusive, neste ano, abrimos espaço para novos artistas, que também puderam mostrar seus talentos. 

DM - Quais as datas de encerramento das inscrições e de divulgação final dos projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura?

Kleber - Dia 25 de setembro é data final para a inscrição. Até às 18h, na sede da Secult, no Parque Atheneu, ou pelos Correios. O resultado final da análise do mérito cultural sairá dia 14 de novembro.

DM - O que o senhor lê, hoje: livro?

Kleber - Estou lendo “Reinventar a Educação”, de Edgar Morin, Editora Palas Athena.

DM - Música: o que agrada os seus ouvidos, hoje?

Kleber Adorno - Eu aprecio todo tipo de música boa, especialmente MPB, clássica, jazz e blues.

DM - Projetos para 2020?
Kleber - Para 2020, continuaremos, enquanto Secult, desenvolvendo grandes projetos para a população goianiense na área cultural. Nossos festivais; o Chorinho, que inclusive, ocorre quinzenalmente no Grande Hotel, apresentações da Orquestra Sinfônica, atendimentos no Centro Livre de Artes com múltiplas oficinas artístico-culturais, exposições nos museus, atividades na nova Estação Ferroviária, participação nos Mutirões da Prefeitura com a distribuição gratuita de livros e Cd's para a população. Enfim, isso e muito mais para que Goiânia tenha acesso à cultura e a valorize, se orgulhe da qualidade e da variedade cultural que temos aqui. Já estamos entrando na reta final de 2019, foi um ano de desafios, de muito trabalho na Prefeitura de Goiânia, mas também de muitas vitórias e conquistas para a nossa Capital. Que 2020 seja ainda melhor para todos nós.  (Renato Dias)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias