Home / Cultura

CULTURA

Terça no teatro apresenta espetáculo ‘A Jovem Guarda’

O grupo musical ‘Ciranda da Gente/Seduc’ apresenta o espetáculo “A Jovem Guarda”, promovido pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação. O evento ocorrerá nesta terça-feira (10), às 20h, no Teatro SESI.

Formado por professores da rede estadual de ensino, o grupo atua de forma específica na área de música e conta com a direção geral de Luz Marina de Alcantara. Coordenado por Getúlio Chartier, o “Ciranda da Gente/Seduc” é composto pelos seguintes integrantes: Valéria Mendes (voz soprano), Fran Ungarelli (voz contralto), Danilo Duarte (voz tenor), Getúlio Chartier (voz baixo), Bruno Rejan (baixo elétrico), Fausto Baptista (bateria) e Marcos Santos (piano/arranjos/ direção musical).

A apreciação musical é fundamental para o bom desenvolvimento do processo educativo em música, sensibilizando a plateia e criando novos elementos de análise e reflexão, graças ao envolvimento com a performance direta. A música popular brasileira possui grande diversidade e riqueza sonora, promovendo um diálogo e comunicação direta com o público.

O grupo propõe a apreciação musical conecta ao contexto, aos compositores e aos diversos estilos e gêneros da música popular brasileira. Promove, portanto, concertos didáticos, o que estimula os alunos da rede estadual de ensino público a participarem das aulas de música e dos projetos educacionais complementares.

Espetáculo

Em 1965 estreava um programa musical destinado ao público jovem da época, intitulado ‘Jovem Guarda’. Era apresentado pelo trio Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Waderléia que ganharam muita popularidade e aos poucos, o nome do programa passou a ser associado ao estilo musical, comportamento e modo de vestir desses artistas, tornando-se um movimento cultural brasileiro.

O espetáculo “Jovem Guarda” reúne as principais músicas deste movimento numa apresentação em que todos os elementos do palco dialoguem com os ambientes deste movimento da década de 60.

Serviço

Terça no teatro apresenta espetáculo ‘A Jovem Guarda’

Dia: 10 de setembro (Terça no Teatro)

Horário: 20h

Classificação etária: Livre

Ingressos: Doação de 2 kg de alimentos ou 1 livro literário

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias