Home / Cultura

CULTURA

A história da ‘MPB goiana’

Alex Pereira

Marcus Vinícius Beck 

Completar quatro décadas de estrada fazendo música em alto nível não é para qualquer um. Aos 63 anos, o cantor e compositor Gustavo Veiga – famoso nos espaços culturais do eixo Rio-São Paulo - está com o nome grifado na história da chamada ‘MPB goiana’. Durante sua carreira, gravou 300 canções com gente do calibre de Carlos Brandão, Nars Chaul e Marcos Caiado, letristas consagrados no meio musical da capital goianiense.

Como se tanta história não fosse suficiente para o currículo, Veiga também foi selecionado para cantar no Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), realizado por 20 anos na histórica cidade de Goiás. Além disso, possui reconhecimento de público e crítica por conta das músicas “Coração Retirante”, “Por Isso em Vim, Caravana”, “Era Primavera” e “De Dois” – cuja canção fora eleita por leitores do Diário da Manhã como a melhor composição feita em Goiás.

Toda essa história poderá ser conferida pelo público amanhã, às 20h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Setor Central, com o show “Releituras”. Nele, Veiga traça uma retrospectiva, perambula pela história da MPB goiana e apresenta nova roupagem dos seus sucessos em mais de 40 anos de carreira. Também devem fazer parte do setlist quatro canções inéditas, cujo concerto conta com direção musical de Luiz Chafin e direção geral de Ana Aquino e Rossana Cardoso.

O show, que é produzido e idealizado pela Aviva Produções, contará ainda com duas participações especiais: a cantora Maira Lemos e o maestro Jaime Alem. Erradicado no Rio de Janeiro, o músico - por quase trinta anos - foi responsável pelos arranjos e direção musical da cantora Maria Bethânia. Ele dirigiu e produziu mais de mais de vinte álbuns, como o emblemático “Brasileirinho”.

Músico já compôs mais de 300 canções ao lado de composições consagrados - FOTO: LUIZ GUSTAVO

Atualmente, Veiga finaliza seu mais recente disco, “Dois Universos”, que será lançado ainda neste ano. Os arranjos da obra foram assinados por Alem.

Em entrevista ao DM na tarde de ontem, o músico e compositor afirmou que a apresentação será uma releitura das canções que integram o DVD Caravana. “É um apanhado de canções de todos os meus discos lançados até então. E também teremos quatro canções inéditas, que fazem parte do meu novo trabalho que será lançado no fim do ano, “Dois Universos”. Esse trabalho pra mim está sendo muito especial, pois conta com os arranjos do maestro Jaime Alem”, declara.

Questionado sobre a importância de Veiga para a ‘MPB goiana’, o maestro Jaime Alem diz que teve o primeiro contato com a obra de Veiga no Rio de Janeiro. "Conheci o trabalho do Gustavo por meio do produtor e compositor Naire Siqueira, que me fez o convite para fazer os arranjos de seu novo trabalho.  Em seguida, o empresário do Gustavo, Reinaldo Clemente, foi até o Rio de Janeiro e me fez o convite pra vir pra Goiânia, onde passei alguns dias e pude ter esse contato mais próximo com a obra e o próprio Gustavo Veiga", diz. 

"E quando ouvi as músicas, eu não pensei duas vezes e aceitei esse desafio que está sendo maravilhoso. O trabalho do Gustavo é incrível", complementa.

História

Gustavo Veiga nasceu na cidade de Goiás e começou sua trajetória musical em casas noturnas de Goiânia, onde amadureceu como músico e adquiriu sensibilidade para compor. Participou de festivais e, em 1982, gravou o primeiro disco, com quatro músicas, entre elas o maior sucesso do cantor, “De Dois”.

Em 1986, veio o sucesso das músicas “Outro Final” e “Sério Mistério”, no segundo disco. Com a consagração, Veiga pôde se apresentar ao lado de nomes como Almir Satter, Tetê Espíndola e Elizeth Cardoso. Com Emílio Santiago, ele se apresentou como atração do Projeto Pixinguinha, fazendo uma turnê em vários Estados brasileiros.

Em 2001, lançou “Caravana”, com produção de Dênio de Paula. Segundo a crítica musical dos grandes jornais do País, o disco “coroou a voz do cantor e compositor” com “acertada escolha da sonoridade acústica”. Veio ainda o show Caravana, apresentado em diversas cidades do país, sem baixo e bateria, e com violões de aço, percussão, flauta e violoncelo.

FOTO: BRAULIO VINICIUS

Gustavo Veiga já teve composições gravadas por nomes como Maria Eugênia, Gilberto Correia, Larissa Moura, Laércio Correntina, Cláudia Vieira, Grupo Essência e Ricardo Leão. Seu último trabalho foi o CD “Menino Metido à Valente”, com músicas feitas por ele e Carlos Brandão, numa parceria que já tem mais de 30 anos.

Serviço

Gustavo Veiga se apresenta no Goiânia Ouro

Quando: amanhã

Horário: às 20h

Onde: Goiânia Ouro

Endereço: R. 3, 1016 - St. Central, Goiânia

Ingresso a R$ 40

Maestro Jaime Alem sobe ao palco para tocar com Gustavo Veiga - FOTO: DIVULGAÇÃO

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias