Home / Cultura

CULTURA

Beatles lado A e B

Carlos Pereira

Os Beatles estão quase sempre em 1º lugar nas listas de bandas preferidas para covers em qualquer lugar do planeta. Também pudera, os garotos de Liverpool fizeram história quando ainda jovens e se reinventaram na arte de fazer música a partir do momento que começaram a perceber como o mundo funciona e suas contradições.

Depois de explodirem com sua irreverência e conquistarem o planeta, os reis do Iê-Iê-Iê, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, resolveram procurar novos caminhos, experimentar novos conceitos, criar uma nova música e, com os discos “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, “Revólver”, “White Album” e “Abbey Road”, entre outros, influenciaram toda uma geração de artistas ao redor do globo.

E é esta 2ª fase da história do quarteto de Liverpool que a banda goiana UzBítu - criada há um ano - irá priorizar no seu show de estreia hoje, no bar Identidade no setor Itatiaia em Goiânia. É claro, como eles mesmos afirmam em entrevista ao Diário da manhã, clássicos e sucessos que marcaram a história dos Beatles também serão tocados pela banda.

“A proposta é apresentar um tributo de qualidade aos Beatles, tocando não apenas as músicas mais conhecidas, mas também algumas canções que não fizeram tanto sucesso, passando por toda a carreira do quarteto de Liverpool, inclusive com composições solo dos integrantes”, afirmam. E vão mais longe, interpretando canções dos lados A e B dos vários álbuns lançados pelos Beatles que raramente se vê em covers da banda britânica.

“Além do amor e apreciação indescritíveis, vemos no repertório extremamente eclético dos Beatles, uma oportunidade de trazer a tona ao público, desde clássicos consagrados, à pérolas mais desconhecidas, porém de uma qualidade musical imensurável, que nem sempre vemos em tributos. A ideia aqui é fazer um trabalho que busca executar essas músicas focando em vários detalhes que acreditamos ser indispensáveis para a sonoridade do grupo”, observam.

Na frente: Fellipe Roso e Tiago Araújo. Atrás: Cleiton Carvalho, João Pedro Barnez e Oswaldo Simas - Foto: Divulgação

UzBítu

A banda Uzbitu é formada por cinco músicos, todos oriundos da escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG): João Pedro Barnez (Vocal e violão), Tiago Araújo (Baixo e vocal), Cleiton Carvalho (Guitarra e vocal), Oswaldo Simas (Teclados) e Felipe Roso (Bateria). Os cinco integrantes dos UzBítu explicam como escolhem as músicas: “Como somos cinco integrantes, nós escolhemos levas de cinco músicas (cada um escolhe uma), ensaiamos essas músicas e passamos para uma nova leva com a escolha pessoal de cada integrante, dando uma múltipla identidade ao nosso repertório”.

Segundo o grupo a história do UzBítu começou com João Pedro e Oswaldo, fãs dos Beatles, ainda na faculdade de biologia da UFG. Ficaram amigos e começaram tocar juntos músicas da banda britânica. Faziam piano e voz. Algum tempo depois conheceram o baixista Tiago, o guitarrista Cleiton e o baterista Fellipe já na faculdade de música da UFG, após terem mudado de curso. Aí, nos intervalos das aulas, a coisa foi se moldando até a criação do UzBítu.

“Somos cinco músicos, três goianos, um brasiliense e um mineiro, residentes em Goiânia, que tiveram seus caminhos cruzados na Escola de Música da UFG. O contato e amizade surgiram antes mesmo do surgimento da Banda UzBítu, que nasceu da vontade de tocar juntos e homenagear uma das maiores bandas de Rock da história”, lembram.

De acordo com os integrantes, o diferencial da banda UzBítu é a versatilidade e a diversidade do repertório. “Temos um repertório versátil e eclético que vai desde músicas extremamente conhecidas e estouradas mundialmente até músicas que ficaram escondidas e são pouco conhecidas atualmente, as chamadas lado B, além de ter o repertório variado e espalhado entre os rock and roll's, baladinhas, românticas e psicodélicas”.

Além disso, o grupo afirma que a princípio não pretendem fazer covers de outras bandas, que já teve até conversa neste sentido, mas a ideia é fazer releituras mesmo somente dos Beatles ampliando o repertório que já conta hoje com 33 músicas. “Durante um ano de ensaios, já houveram conversas sobre a possibilidade de fazer tributo a outros artistas, mas a ideia nunca foi pra frente...achamos que fazer um tributo mais completo da história de apenas uma banda foi mais satisfatório!”.

Caricatura: João Pedro Barnez

Goianidade

Os integrantes dos UzBítu afirmam que o Show busca também uma identidade regional. Ou seja, além de fazer um tributo aos Beatles, há uma preocupação estética de não simplesmente copiar a banda como ela era. “A preocupação maior é com a música do grupo e sua execução ao vivo com fidelidade, ainda que em algumas músicas com uma pitada do que é nosso som e jeito de ser”, disparam.

Citam como exemplo a decisão dos integrantes da banda de não se caracterizarem buscando se assemelhar aos originais. “Há também o fato do número de integrantes ser diferente e o próprio nome da banda que surgiu da ideia de regionalizar e trazer pro nosso território o som dos britânicos; "UzBítu" é uma brincadeira com a forma regional de falar do goiano, que não falaria "The Beatles”, concluem.

Veja a análise do repertório do show:

https://www.dm.com.br/cultura/2019/10/repertorio-foca-em-lado-lisergio-dos-beatles//

Serviço:

UzBitu (Tributo aos Beatles)

Data: hoje, dia 4

Hora: às 22h, mas a casa abre às 19h

Local: Identidade Bar

Endereço: R. R 14, Q 54, L 11Couvert: R$ 10,00

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias