Home / Cultura

CULTURA

Escola recebe certificado internacional

Renato Dias

Educação com brincadeiras. Um espaço radical para o direito ao mundo lúdico. Dos pimpolhos. Rebentos do futuro próximo. Socialização? Ah! No meio ambiente. Um método pedagógico revolucionário. Para além do capital cultural tradicional. Com esse programa, a Escola Casa Verde, instalada em uma chácara, unidade rural, no município de Aparecida de Goiânia, recebeu o Certificado Especial emitido pela Rede Internacional de Escolas Criativas [RIEC].

A Rede Internacional de Escolas Criativas é uma organização que reconhece instituições de ensino, de educação, com práticas e metodologias pedagógicas, de ensino e formação inovadores & transdisciplinares. A solenidade de entrega do certificado ocorreu durante o 9º Fórum Internacional de Escolas Criativas, na Universidade de Barcelona, Espanha, Europa, Velho Mundo. Para a avaliação das instituições, a RIEC usa a pesquisa chamada VADECRIE.

Projeto Pedagógico

Uma plataforma metodológica que define a análise de ações e projetos pedagógicos. Os parâmetros examinados são a cultura inovadora, o projeto de exercício de liderança estimuladora e criativa. Assim como o denominado espírito empreendedor, professores criativos. Os valores humanos, sociais e ambientais também. Para ser reconhecida, a escola precisa atingir, no mínimo, 60 % dos critérios investigados. Com uma observação rigorosa de critérios.

A análise, fundamentada em elementos científicos e educacionais, é realizada por pesquisadores da RIEC. Mais: por alunos de graduação ou pós-graduação. Eles seriam supervisionados por membros da rede. A Escola Casa Verde, em Aparecida de Goiânia, foi avaliada durante um ano. A referência era o ‘Projeto de Pesquisa Escolas Criativas e Inovadoras’. Ele foi coordenado por Lindalva Pessoni Santos, mestra da Universidade Estadual de Goiás, a UEG.

Ética e fraternidade

Lindalva Pessoni Santos diz que uma escola criativa incentiva uma relação viva, ética e fraterna entre os sujeitos e a natureza, prioriza a integração entre os saberes científicos, culturais e espirituais. A Escola Casa Verde, como uma escola criativa, estimula a autonomia dos alunos. A diplomação da Casa Verde pela Rede Internacional de Escolas Criativas-RIEC ocorrerá neste sábado, 19 de outubro, às 15h30. Dois alunos da unidade escolar que se destacam: Marcos Felipe, neto de Silvino Batista, e Céu Corrêa, filho de Carlos Willian Leite & de Tainá Corrêa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias