Home / Cultura

CULTURA

O filme “Synonymes” marca o lançamento da 13ª Mostra “O Amor, A Morte e As Paixões”

Com o objetivo de promover a diversidade na sétima arte, a pré-estreia do filme israelense Synonymes marca o lançamento da Mostra O Amor, A Morte e As Paixões, na próxima quarta-feira (20/11), às 19h30, no Cinema Lumière do Banana Shopping. O filme é uma preparação para a Mostra, que acontecerá entre os dias 12 a 26 de fevereiro de 2020.

O longa-metragem que tem direção de Nadav Lapid, foi Premiado com o Urso de Ouro no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O drama conta a história de Yoav, um jovem israelense, que viaja à Paris, auxiliado por seu fiel dicionário franco-israelense, esperando que a França e os franceses o salvem da loucura de seu país. Synonymes foi premiado também, pela Federação Internacional de Críticos (Fipresci).

A Mostra O Amor, A Morte e As Paixões, que está em sua 13ª edição, exibirá produções com uma grande diversidade de gêneros em pré-estreia nacional, com indicações para Oscar e títulos vencedores de premiações nacionais e internacionais, como Synonymes. As temáticas representadas na maior parte serão: ascensão do universo feminino, filmes neorromânticos, contemporâneos e o melhor da cultura oriental.

Foto: Reprodução

“O público vai ter o melhor do cinema mundial. Hoje, nossa Mostra é a terceira mais importante no país, depois do Rio de Janeiro e São Paulo (mostras que lançam filmes). Estamos elaborando uma lista de aproximadamente 100 filmes para as pessoas curtirem, se emocionarem e refletirem. Nosso objetivo não é só exibir as produções, mas também realizar debates e palestras, formando um público que aprecia a sétima arte”, garante o curador Lisandro Nogueira.

Alguns filmes serão apresentados com participação de autores, atores ou diretores convidados que estarão em Goiânia especialmente para a ocasião. A ideia é promover debates, motivar reflexões, entreter, comover e inquietar os espectadores.

“Cinema é sinônimo de experiências únicas e inesquecíveis, de encontros e reencontros aliados a magia de muitas histórias que nos fazem refletir, nos emocionar e sorrir. E essa Mostra, com produções renomadas e variadas, busca despertar todos esses sentimentos. Por isso, é um dos eventos culturais mais esperados do ano pelos goianos”, comenta o CEO da rede Lumière, Gerson Santos.

Sobre a mostra

A Mostra O Amor, A Morte e As Paixões foi criada em 2001, pelo diretor da rede Cinemas Lumière, Gerson Santos, e pelo professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás, Lisandro Nogueira. O evento exibe todas as vertentes do Cinema: desde os indicados para o Oscar passando pelos mais importantes festivais de cinema como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, Mostra de São Paulo e Rio de Janeiro. Também são exibidos filmes feitos em Goiás (ano passado foram lançados seis longas feitos no estado). Na 12ª Mostra, foram exibidos 87 filmes em 347 sessões, 11 debates e recebeu um público de mais de 34 mil espectadores.

Sobre a Rede Lumière
Há 26 anos no mercado, a rede de Cinemas Lumière se destaca como a maior do Estado de Goiás em número de salas. Possui capacidade para receber mais de 7 mil pessoas por sessão, 35 mil pessoas por dia, 1 milhão e 50 mil pessoas por mês somente nas unidades do Centro-Oeste. Atualmente, a empresa possui 12 complexos, sendo cinco em Goiânia, um em Luziânia e outro em Catalão, no interior de Goiás, e também nas cidades de Catanduva (SP), Maceió (AL), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR) e Palmas (TO).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias