Home / Cultura

CULTURA

Arte na Pandemia

Um dos setores mais afetados pela pandemia causada pelo Covid-19, sem sombra de dúvidas foi o setor cultural. O ano de 2020 começou cheio de planos para a atriz, diretora e roteirista, Isabela Eva. Filmes, séries e seu projeto Workshop de Interpretações a todo vapor e, de repente, o mundo se depara com um inimigo desconhecido causando a paralização de todas as produções e projetos.

Diante da surpresa da pandemia, Eva teve que se reinventar, e surgiu então a ideia de fazer cinema online. O projeto do workshop de Interpretação para cinema E.V.A, até março, estava sendo realizado presencialmente com muito sucesso no Martim Cererê. Estava entrando já na 9º edição.“Fui obrigada a fazer on-line”! Afirma Isabela Eva. Divididos em capítulos, os pequenos curtas desafiam os atores a criarem seus personagens e os roteiros coletivamente com Isabela. Cada em um em sua casa, respeitando o distanciamento social, tudo é produzido e realizado pela plataforma Zoom. “A minha ideia é alimentar o ator com sua criatividade e o desafio é conhecer bem o personagem em todas as suas 3 dimensões: física, social e psicológica", afirma Isabela. Segundo ela, a proposta não é apenas decorar um texto, mas trazer uma interpretação orgânica que surge quando conhecemos bem quem estamos interpretando e quais os objetivos dele em cena. "Independente se é no zoom ou em um grande set de cinema, essa criação é um trabalho muito individual do ator”, conclui a diretora.
A técnica proposta por Isabela desafia o ator a criar uma atmosfera do personagem. Seu método E.V.A (Estímulo, Verdade, Ação!), estimula o ator a criar uma verdade interna que não depende de caras e bocas, mas sim de sentir na alma o que o personagem exala. "Gosto de abordar temas reais. Acho importante o ator conhecer e entender fatos que acontecem na nossa sociedade e viver isso”, explica a diretora. Além de temas reais, outros também fazem parte do projeto, como o "Crime Escolar”, único até agora com temática infantil. No elenco: Murilo Gonçalves, Júlia Luíza, Duda Oliveira e participação especial de Guilherme Mascia.

Duas séries têm chamado atenção: Flor de Hana - Perfurações do Sagrado e Vícios do Amor. Ambas são baseadas em fatos reais, especialidade da diretora, que já dirigiu e escreveu outros projetos assim, como o elogiado curta Quarto 10, baseado em uma das maiores investigações do falecido delegado Antônio Gonçalves.

Flor de Hana é baseada na conhecida e polêmica história de Flordelis. Pastora e Deputada Federal acusada de assassinar o próprio marido. A atriz Su Firmino tem recebido muitos elogios no papel da pastora Flor de Hana. Até mesmo o cuidado com o visual foi pensado no projeto. A atriz usa uma peruca ruiva. Carlos Alves faz o papel do filho Fábio, que na história real também participou da trama do crime. A ideia é ir desenhando uma trajetória do que possivelmente aconteceu antes do crime. Mostrar o lado psicológico da trama e seus bastidores, além das motivações para que tudo isso acontecesse.

Su Firmino e Claudio Alves na série FLOR DE HANA - PERFURAÇÕES DO SAGRADO

Outra série de destaque é Vícios do Amor, baseada na história de Maria da Penha. “Desde quando li o livro biográfico da Maria da Penha, me impressionei muito com sua história de vida. Com toda a violência que ela sofreu na época do marido e como conseguiu transformar seu sofrimento em símbolo de luta da violência contra a mulher. Resolvi fazer esse projeto para homenagear essa guerreira. Maria da Penha chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz, depois que seu caso teve repercussão internacional. E graças a ela, a Lei Maria da Penha foi sancionada. E infelizmente ainda hoje, depois de tantos anos, a violência continua crescendo, infelizmente. Mas a lei está aí para proteger.”, diz Isabela. A série Vícios do Amor tem no elenco: Ingride Mota, Ricardo Garcia, Lucas David e a participação especial do ator carioca André Melo, que já contracenou com grandes nomes da dramaturgia no teatro, TV e Cinema, com participações em diversas novelas, minisséries e filmes.

Os atores Ricardo Garcia, Ingride Mota, Lucas David e André Melo na série VÍCIOS DO AMOR

O publico pode acompanhar as séries pelo Instagram: @workshopcinema.eva

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias