Home / Cultura

CULTURA

Dia Internacional dos Povos Indígenas: 'É um momento de luta e resistência'

Celebrado nesta terça-feira, 09, o Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995 e é um momento de luta, resistência, comemoração e apreciação da diversidade cultural Indígena.

"É um momento de luta e resistência ao qual podemos reafirmar a nossa identidade como originários e protetores da Mãe Terra, como guardião do futuro para as próximas gerações", afirma o indígena Rodrigo Tremembé.

Segundo Tremembé, o atual cenário político vem propiciando um verdadeiro etnocídio e desrespeito aos Povos Indígenas no Brasil.

"Temos vivenciado tempos de retrocessos políticos ao qual tem impactado negativamente nas questões sociais, ambientais, culturais, educacionais etc. Isso vem sendo refletido no desmonte da Funai, nas mortes de Dom e Bruno. Ser indígena não é fácil em um país que se formou através do genocídio e etnocídio, proteger indígenas também é uma tarefa árdua. Por isso esse ano estamos com um projeto da bancada do cocar, com o intuito de aldeiar a política com representantes Indígenas pensando em mudar esse cenário", ressalta o indígena.

Para ele, a presença indígena nas tomadas de decisões políticas e sociais são um possível caminho para garantia dos direitos Indígenas. "Direitos esses, que são coletivos e beneficiam a sociedade civil como um todo, pois a luta pela proteção dos biomas , pela demarcação dos territórios é a certeza de que haverá um futuro respirável, um futuro onde a terra não esteja febril como está atualmente", pontua Tremembé.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias