Home / Cultura

CULTURA

Saiba o que está em cartaz nas salas da Capital

Mamma Roma

Itália, 1962. Direção: Pier Paolo Pasolini. Elenco: Anna Magnani, Ettore Garfolo, Franco Citti. Gênero: Drama. Duração: 1h46. Classificação indicativa: 12. Shopping Bougainville, às 14h. Mamma Roma é uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com seu filho adolescente, Ettore. Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável. Um retrato neorrealista de martírio maternal que marca uma transição na filmografia inicial do subversivo Pasolini. 

Eu, Leonardo

Itália, 2019. Direção: Jesus Garces Lambert. Elenco: Angela Fontana, Francesco Pannofino, Luca Argentero. Classificação: 12. Gênero: Drama biográfico. Bougainville, às 16h. Um olhar inédito sobre um dos maiores pensadores da História. O filme explora o homem, o artista, o cientista e o inventor Leonardo Da Vinci, interpretado por Luca Argentero. O protagonista é a mente de Leonardo, um espaço que o acompanha na evocação dos momentos mais significativos de sua vida, um lugar vasto e abstrato em que a natureza e as cenas interiores convivem e o seu gênio ganha vida. Marcando os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, um olhar inédito, de linguagem cinematográfica singular, sobre um dos maiores pensadores da História.

DC - Liga dos Super Pets

EUA, 2022. Direção: Jared Stern. Gênero: Animação. Duração: 1h46. Classificação: livre. Cine Ritz, às 13h30. Cinépolis Shopping Cerrado, 14h30, 16h30 e 18h50. Multicine, às 14h20 e 16h30. Moviecon Buriti, às 15h20, 16h30 e 18h45. Cineflix Aparecida Shopping, às 15h05 e 16h45. Cinemais, às 14h, 16h30 e 19h. DC Super Pets acompanha Krypto o Supercão e Superman, amigos inseparáveis, compartilhando os mesmos superpoderes e lutando contra o crime em Metrópolis lado a lado. Quando Superman e o resto da Liga da Justiça são sequestrados por Lex Luthor (Maron Maron), Krypto (Dwayne Johnson), forma uma equipe de animais de estimação que receberam superpoderes: um cão chamado Ace (Kevin Hart), que se torna super forte e indestrutível; um porco chamado PB (Vanessa Bayer), que pode crescer até o tamanho gigante; uma tartaruga chamada Merton (Natasha Lyonne), que se torna super rápida; e um esquilo chamado Chip (Diego Luna), que ganha poderes elétricos. Ele deve convencer o bando de abrigo a dominar seus próprios poderes recém-descobertos e ajudá-lo a resgatar os Super-heróis - e assim Krypto cria a liga dos Super Pets.

Carro Rei

Brasil, 2022. Direção: Renata Pinheiro. Elenco: Matheus Nachtergaele, Okado do Canal, Jules Elting. Gênero: Ficção Científica. Duração: 1h37. Classificação: 14. Cine Cultura, às 18h. Uno é um jovem menino que tem a estranha habilidade de conversar com carros desde sua infância. Um dia, as autoridades políticas de sua cidade passam uma lei que pode fazer com que a empresa de seu pai venha a falir. Com a proibição da circulação de carros antigos nas ruas da cidade, Uno recorre ao seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com seu tio, Uno transformará um simples automóvel no Carro Rei - um carro que pode falar, ouvir e ter sentimentos.

Virei Mar

Brasil e Alemanha, 2022. Direção: Philipp Hartmann e Danilo Carvalho. Gênero: documentário experimental. Duração: 1h24. Legendado. Classificação: 10. Cine Cultura, às 19h20. Partindo de um estudo no âmbito das ciências econômicas, os cineastas Danilo Carvalho e Philipp Hartmann constroem em “Virar Mar” (“Meer Werden”), um filme experimental e poético que discute a sustentabilidade – especialmente a hídrica – de maneira contundente e relevante para os tempos atuais. 

Rua Guaicurus

Brasil, 2022. Direção: João Borges. Gênero: Documentário. Elenco: Shirley Santos Dias, Elizabeth Miguel dos Santos, Ariadina Paulino. Cine Cultura, às 19h50. No centro de Belo Horizonte está localizada a Rua Guaicurus, local conhecido por abrigar um dos maiores complexos de prostituição do Brasil, e que funciona regularmente desde a década de 50. Atualmente mais de três mil trabalhadoras do sexo frequentam a região. A convivência intensa permitiu o desenvolvimento de relações extremamente complexas entre estas mulheres que protagonizam, diariamente, uma série de situações inusitadas neste ambiente hostil.

Pluft, o Fantasminha

Brasil, 2022. Direção: Rosane Svartman. Elenco: Juliano Cazarré, Lolla Belli, Cleber Salgado. Gênero: Comédia. Duração: 1h28. Classificação: livre. Kinoplex Goiânia, às 15h50. Cinema Cinemark, às 15h55. Cinépolis Shopping Cerrado, às 15h45, 18h00 e 20h15. Moviecom Buriti, às 16h10 e 18h. Cinemark, às 15h50. Aparecida Shopping, às 17h20 e 19h. Cinemais, às 16h30 e 18h40. CinePrime, às 15h30, 17h30 e 20h.

A menina Maribel e o fantasma que morre de medo de gente desenvolvem uma inesperada amizade. Um dia, ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota.

Amigo Secreto

Brasil, Alemanha e Holanda, 2022. Direção: Maria Augusta Ramos. Gênero: Documentário. Duração: 2h10. Classificação: 12 anos. Onde: Cine Cultura, às 18h40. Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia. 

Boa sorte, Leo Grande

Reino Unido, 2022. Direção: Sophie Hyde. Elenco: Emma Thompson, Daryl McCormack, Isabella Laughland. Gênero: Comédia romântica. Duração: 1h37. Classificação indicativa: 16 anos. Onde: Cinemais Bougainville 4, às 19h. 

Nancy Stokes é uma professora que acabou de se aposentar. Apesar de ter tido uma vida satisfatória, existe uma coisa que ela nunca teve: Nancy nunca fez um sexo digno de chamar de bom. Na verdade, Nancy nem sabe se o que ela fez foi de fato sexo. Mas isso são águas passadas, Nancy está obstinada em seu plano de ter, pelo menos uma vez, uma noite de sexo prazerosa. E tem tudo desenhado em sua cabeça: ela chamará um jovem trabalhador do sexo e reservará (anonimamente) um bom quarto em um hotel. Ela até sabe o nome do jovem: Leo Grande. Leo sabe o que faz e sabe que faz bem o seu trabalho. Apesar de parecer somente mais uma cliente e mais algumas horas de trabalho, Leo está certo que essa é a coisa que mais intrigou ele, e que Nancy é também uma pessoa diferente.

Gyuri

Brasil, 2022. Direção: Mariana Lacerda. Gênero: Documentário. Duração: 1h28. Onde: Cine Cultura, às 21h. Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami após a Segunda Guerra Mundial. Seu valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.

Elvis

EUA, 2022, direção de Baz Luhrmann, com Auster Butler, Tom Hanks, Olivia DeJonge, Richard Roxburgh, Kelvin Harrison Jr., Davis Wenham, Kodi Smit-McPhee e Luke Brace. Biografia musical sobre a vida do cantor Elvis Presley, um dos maiores nomes da história do rock. O filme estará em cartaz, a partir desta quinta-feira, 14, no Cinemark do shopping Flamboyant, legendado, com sessões às 18h e às 21h40 (somente às quartas). Também estará em cartaz no Cinemark Passeio das Águas, dublado, às 18h30 e às 21h40. Cinépolis Cerrado 7, dublado, às 18h30 e às 21h50, às quartas. Kinoplex Goiânia 2, legendado, às 20h20, às quartas.

O filme aborda a vida e a música de Elvis Presley (Austin Butler) sob o prisma da sua tumultuada relação com seu empresário enig mático, o coronel Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na complexa dinâmica entre Presley e Parker, que se estendeu por mais de 20 anos, desde a ascensão de Presley à fama até seu estrelato sem precedentes, tendo como pano de fundo a evolução da paisagem cultural e a perda da inocência na América. No centro dessa jornada está uma das pessoas mais importantes e influentes na vida de Elvis, Priscilla Presley.

O Telefone Preto

EUA, 2022. Filme dirigido por Scott Derrickson. Elenco: Mason Thames, Madeleine McGraw, Ethan Terror. Duração: 1h43. Legendado e dublado. Kinoplex Goiânia, 2D, 18h10 e 20h30. Cinema Cinemark, 2D, legendado, às 15h10 e às 21h50. Cinépolis Shopping Cerrado, dublado, às 19h e às 21h45. Moviecom Buriti, dublado, às 19h10 e às 21h45. Cinema Cinemark, dublado, às 18h10 e às 20h40. Cineflix Aparecida Shopping, às 19h40 e às 21h55.

Em “O Telefone Preto”, em 1978, uma série de sequestros estão acontecendo na cidade de Denver. Ethan Hawke interpreta o “Grabbler”, um serial killer que tem seu alvo crianças do bairro. Finney Shaw, um garoto de 13 anos, é sequestrado, o garoto acorda em um porão, onde há apenas uma cama e um telefone preto em uma das paredes. Quando o aparelho toca, o garoto consegue ouvir a voz das vítimas anteriores do assassino, e elas tentam evitar que o Finney sofra o mesmo destino. Enquanto isso, sua irmã Gwen tem sonhos que indicam o lugar onde ele pode estar e corre contra o tempo para tentar ajudar os detetives Wright e Miller a ajudar o irmão, apenas para que isso seja em vão. Finney continua a fazer tentativas para escapar que apenas falham, até que uma das vítimas do serial killer fala sobre um plano que finalmente poderia levar Finney à liberdade.

A Boa Mãe

França, 2022. Direção: Hafsia Herzi. Elenco: Halima Benhamed, Sabrina Benhamed, Jawed Hannachi Herzi. Gênero: Drama. Duração: 1h39. Classificação indicativa: 14 anos. Cine Cultura, às 14h.

Em “A Boa Mãe”, depois de seu filho ser preso por estar na cena de um crime de roubo em um posto de abastecimento de gasolina, a cuidadora da casa, Nora, faz de tudo para ajudá-lo enquanto fica encarceirado até seu julgamento.

Espero que Esta Te Encontre e que Estejas Bem

Brasil, 2022. Direção: Natara Ney. Gênero: Documentário. Duração: 1h24. Classificação indicativa: Livre. Cine Cultura, às 20h45 (menos no domingo, data em que entra em cartaz, com sessão gratuita, “Granada”, novo filme do cineasta goiano Benedito Ferreira).

Em 2011 um lote com 180 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizar o casal apaixonado e descobrir o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória.

Thor: Amor e Trovão

EUA, 2022, direção de Taika Waititti. O longa-metragem é estrelado por Chris Hemsworth (Resgate) como o personagem-título. O elenco do longa conta também com Natalie Portman (Cisne Negro), Tessa Thompson (Westworld) e Christian Bale (O Cavaleiro das Trevas). Cine Lume Ritz Goiânia, dublado, 3D, às 18h30 e às 21h; 2D às 19h e às 20h. Kinoplex Goiânia, legendado, 3D, às 15h30, às 18h e às 20h30. Dublado em 3D às 15h45, 18h15, 20h45. Legendado em 2D às 16h30, 19h e 21h30. Dublado em 2D às 16h, 18h30 e às 21h. Cinemark 3D às 20h. Legendado 3D às 15h50, 18h40 e 21h30. Legendado em português às 16h40, 18h10, 19h30, 21h, 21h50 e 22h. Cinépolis Shopping Cerrado, legendado 3D, 22h; Dublado 3D, 14h45, 16h30, 17h30, 19h15, 20h15, Legendado em português, 2D, 21:30. Dublado em português, 2D, 16h00, 18h45. Multicine Cinemas, dublado 3D drive-In, 14h25, 17h00, 19h35, 21h05. Dublado em português drive-in, 16h05, 20h35. Moviecom Buriti dublado 3D, 18h. Legendado em 2D 21h40. Dublado 2D 14h10, 15h30, 16h10, 16h40, 18h30, 19h10, 20h30, 21h00, 21h40. Cineflix Aparecida Shopping dublado 3D, 17h00, 19h30. Legendado 2D, 21h50 Dublado em português 2D 14h15 16h45 19h15 19h20 21h00 21h45 22h00. Cinemais dublado 3D 15h00 17h45 18h50 21h30. Legendado 2D 16h10 20h30. Dublado 2D 14h30. CinePrime Cinema Anashopping dublado 3D 14h50 17h10 19h30 21h50. Legendado 2D 20h.

“Thor: Amor e Trovão”, da Marvel Studios, encontra o Deus do Trovão numa jornada diferente de tudo o que já enfrentou – a procura pela paz interior. Mas a reforma de Thor é interrompida por um assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses, que procura a extinção dos deuses. Para combater a ameaça, Thor pede a ajuda da Rei Valkiria, de Korg e da ex-namorada Jane Foster, que – para surpresa de Thor – empunha inexplicavelmente o seu martelo mágico, Mjolnir, e se intitula a Poderosa Thor. Juntos, eles embarcam numa angustiante aventura cósmica para descobrir o mistério da vingança do Carniceiro dos Deuses e detê-lo antes que seja tarde demais.

Minions 2: A Origem de Gru

EUA, 2022. Direção de Kyle Balda e Brad Ableson. Roteiro assinado por Cinco Paul e Brian Lynch. Elenco: Leandro Hassum, Steve Carell, Alan Arkin. 1h28. Animação. Cine Lume Ritz Goiânia. Dublado 2D às 16h00 e às 18h00. Kinoplex Goiânia. Dublado 2D 15h50 16h50 17h50 18h50 20h00. Cinema Cinemark Dublado 3D 15h00 15h30 16h00 16h30 17h30 19h00. Cinépolis Shopping Cerrado 3D às 16h15 Dublado 2D 15h45, 16h45, 18h00, 19h00 e 21h15. Multicine Cinemas. Dublado 3D drive-in às 15h20 19h10. Dublado drive-In às 17h15. Movie com Buriti dublado 2D às 13h00, 15h30, 17h00, 17h30, 19h00 19h30 e 21h30. Cineflix Aparecida Shopping dublado 2D às 14h40, 15h00, 17h00, 18h30 e 19h00. Cinemais dublado 3D às 16h20, 18h30 às 20h40. CinePrime Cinema Anashopping. Dublado 3D às 15h00, 17h00 e 20h00.

Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles. Felizmente, ele recebe apoio de seus leais seguidores, os Minions. Juntos, eles exercem suas habilidades enquanto constroem seu primeiro covil, experimentam suas primeiras armas e realizam as primeiras missões. Quando os Vicious 6 expulsam seu líder – o lendário lutador Wild Knuckles – Gru participa de uma entrevista para se tornar seu mais novo membro.

Top Gun: Maverick

EUA, 2022. Direção de Joseph Kosinski. Elenco conta com com Cruise, Miles Teller, Jennifer Connelly. Ação, 2h11. 12h, legendado e dublado. Kinoplex Goiânia. Legendado às 20:50. Cinema Cinemark. Legendado, às 15h05, 18h05 e 21h00. Cinépolis Shopping Cerrado. Dublado, às 20:30. Moviecom Buriti. Dublado às 15h50 e 21h00. Cineflix Aparecida Shopping. Dublado, às 16h40. Cinemais. Dublado, às 18h00 e 21h15. CinePrime Cinema Anashopping. Dublado, às 14h50 e 20h00.

Depois de mais de 30 anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell está de volta, rompendo os limites como um piloto de testes corajoso. No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, Maverick enfrenta drones e prova que o fator humano ainda é essencial.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias