Home / Cultura

CULTURA

Jorge Lafond, ator e drag queen, é homenageado pelo Google nesta quarta-feira, 29

‘‘Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo.’’

Imagem ilustrativa da imagem Jorge Lafond, ator e drag queen, é homenageado pelo Google nesta quarta-feira, 29

Jorge Lafond, nascido em 29 de março de 1952 em Nilópolis, região metropolitana do Rio de Janeiro. Desde muito cedo, já tinha noção de que era gay, assim como já conhecia seu amor pela arte e pela dança, o que o fez se formar em Artes Cênicas pela UFRJ. O ator, humorista e drag queen participou de programas como "Os Trapalhões" e "Viva o Gordo", da TV Globo, e interpretou a personagem "Vera Verão" em "A Praça é Nossa", do SBT.

O Doodle desta quarta-feira, 29, celebra o 71º aniversário de Jorge Lafond, e exibe na página interativa do Google que o reconhece como um dos pioneiros em representações que ajudaram a quebrar estereótipos homofóbicos. ‘‘Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo.’’

Além de trabalhar como ator, Jorge formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Educação Física na Universidade Castelo Branco, e estudou balé clássico e dança africana. A página interativa o exibe vestindo cores chamativas e botas de salto alto, posicionando-se em frente ao letreiro do buscador.

Lafond foi internado em 28 de dezembro de 2002, hipertenso e já com problemas cardíacos, sofreu complicações renais e chegou a fazer diálise. O ator morreu em 11 de janeiro de 2003, em São Paulo, após período internado com problemas cardiorrespiratórios posterior à falência de múltiplos órgãos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias